On the political utility of aesthetic manners (criticism, controversy, democracy)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v35n1a2019-6

Keywords:

cultural wars, criticism, controversy, democracy

Abstract

In this paper, we present and evaluate Gerald Graff’s program of “teaching the conflicts” by drawing on case studies in “critical controversy”. We contrast it with our own pedagogical proposition of development of critical competence aiming at a democratic culture.

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Author Biography

Nabil Araújo, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Graduado em Letras, mestre e doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor de Teoria da Literatura na graduação e na pós-graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Vice-Diretor e Coordenador de Licenciaturas do Instituto de Letras da UERJ. Líder do grupo de pesquisa interinstitucional "Retorno à Poética: imagologia, referenciação, genericidade". Organizou "A crítica literária e a função da teoria: reflexão em quatro tempos" (2016) e coorganizou "Variações sobre o romance" (2016), "Variações sobre o romance II" (2018) e "Imagens de Fausto: história, mito, literatura" (2017). Pela sua tese, "O evento comparatista: na história da crítica / no ensino de literatura", recebeu o Prêmio UFMG de Teses, em 2014, e o Prêmio ANPOLL de Teses, em 2016. Seu projeto "Ensino de literatura e desenvolvimento da competência crítica: uma 'terceira via' didático-pedagógica" foi premiado pela Fundação Carlos Chagas como a melhor experiência educativa inovadora realizada por docente de Licenciatura em 2014. Em 2015, foi contemplado com o Prêmio Docência Dedicada ao Ensino Anísio Teixeira, conferido pela Sub-Reitoria de Graduação da UERJ. Pesquisa e produção na área de Letras: Teoria da Literatura, História da Crítica, Ensino de Literatura.

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Published

2019-06-19

How to Cite

ARAÚJO, N. On the political utility of aesthetic manners (criticism, controversy, democracy). Letras & Letras, Uberlândia, v. 35, n. 1, p. 105–126, 2019. DOI: 10.14393/LL63-v35n1a2019-6. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/46958. Acesso em: 23 nov. 2024.