Poesia, Música e Oralidade
Imbricações na poesia hebraica bíblica
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v39-2023-29Palavras-chave:
Poesia hebraica bíblica, Paralelismo, Recriação estética, Tradução, Musicalidade e oralidadeResumo
Este trabalho examina as intersecções entre poesia, música e oralidade na Bíblia Hebraica. A análise parte da problematização do conceito de poesia hebraica bíblica no contexto da crítica literária bíblica e de estudos na área da cultura judaica, discutindo o paralelismo e elementos performáticos como características de uma possível poética hebraica antiga. Desse modo, são analisadas a tradução do Salmo 133 e a recriação estética de Haroldo de Campos do poema de Eclesiastes 3, 1-8. Como resultado, evidencia-se a necessidade de traduções e recriações literárias que recuperem e tornem acessíveis ao leitor as formas da poesia hebraica bíblica com seus elementos musicais e orais.
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