Poesia, Música e Oralidade

Imbricações na poesia hebraica bíblica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v39-2023-29

Palavras-chave:

Poesia hebraica bíblica, Paralelismo, Recriação estética, Tradução, Musicalidade e oralidade

Resumo

Este trabalho examina as intersecções entre poesia, música e oralidade na Bíblia Hebraica. A análise parte da problematização do conceito de poesia hebraica bíblica no contexto da crítica literária bíblica e de estudos na área da cultura judaica, discutindo o paralelismo e elementos performáticos como características de uma possível poética hebraica antiga. Desse modo, são analisadas a tradução do Salmo 133 e a recriação estética de Haroldo de Campos do poema de Eclesiastes 3, 1-8. Como resultado, evidencia-se a necessidade de traduções e recriações literárias que recuperem e tornem acessíveis ao leitor as formas da poesia hebraica bíblica com seus elementos musicais e orais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luís Cláudio Dallier Saldanha, Universidade Estácio de Sá

Doutor em Educação.

Referências

ALTER, R. The art of biblical poetry. New York: Basic Books, 1985.

ARISTÓTELES. Poética. Edição bilíngue. Tradução, introdução e notas de Paulo Pinheiro. São Paulo: Editora 34, 2015.

BERLIN, A. Introduction to hebrew poetry. In: BERLIN, A. The New Interpreter’s Bible. v. 4. Nashville: Abingdon Press, 1996. p. 301-315.

BERLIN, A. Reading biblical poetry. In: BERLIN, A.; BRETTLER, M. Z. (ed.). The Jewish study Bible. New York: Oxford University Press, 2004. p. 2097-2104.

CAMPOS, H. de. Qohélet/O-que-sabe: Eclesiastes, poema sapiencial. São Paulo: Perspectiva, 1990.

CAMPOS, H. de. Bere’shith: a cena da origem. São Paulo: Perspectiva, 2000.

D’ONOFRIO, S. Teoria do texto: teoria da lírica e do drama. v. 2. São Paulo: Editora Ática, 2000.

DOBBS-ALLSOPP, F. W. On biblical poetry. Oxford: Oxford University Press, 2015.

DOBBS-ALLSOPP, F. W. Robert Lowth, paralelism and biblical poetry. The Journal of Hebrew Scriptures, v. 21, p. 1-36, 2021. DOI: https://doi.org/10.5508/jhs29586.

FRYE, N. O código dos códigos: a Bíblia e a literatura. Tradução Flávio Aguiar. São Paulo: Boitempo, 2004.

GONÇAVES, A. T. M.; SOUZA, M. C. de. Música e poesia na obra de Homero: novas perspectivas na análise da Ilíada e da Odisseia. História: Questões & Debates, n. 48/49, p. 15-35, 2008. DOI: http://dx.doi.org/10.5380/his.v48i0.15292.

GONZAGA, W.; ALMEIDA FILHO, V. S. YHWH: Aquele que ampara os caídos – Salmo 146: uma visão a partir da Análise Retórica Bíblica Semítica. In: GONZAGA, W. (org.). Salmos na perspectiva da análise retórica bíblica semítica. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio, 2022. p. 345-368.

GONZAGA, W.; BARRETO NETO, J. M. P. Bom e agradável, como o óleo e o orvalho: uma análise retórica do Salmo 133. In: GONZAGA, W. (org.). Salmos na perspectiva da análise retórica bíblica semítica. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio, 2022. p. 303-325.

GOTTWALD, N. K. Introdução socioliterária à Bíblia Hebraica. Tradução Anacleto Alvarez. São Paulo: Paulinas, 1988.

JAKOBSON, R. Grammatical parallelism and its Russian facet. Language, v. 42, n. 2, p. 399-429, 1966. DOI: https://doi.org/10.2307/411699.

KUGEL, J. The idea of biblical poetry: paralelism and its history. New Haven: Yale University Press, 1981.

LICHTENSTEIN, M. H. Biblical poetry. In: HOLTZ, B. H. (ed.). Back to the sources: reading the classic jewish texts. New York: Simon & Schuster Paperbacks, 1984. p. 105-127.

LOWTH, R. Lectures on the sacred poetry of the Hebrews. Miami: Hardpress Publishing, 2020.

MANDELBAUM, E. Haroldo nos campos do senhor. Revista USP, n. 59, p. 195-203, 2003. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i59p195-203.

NASCIMENTO, I. C. Qohélet: a recriação poética de Haroldo de Campos como atualização para um diálogo com o homem moderno. 2020. 123 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) – Departamento Acadêmico de Linguagem e Comunicação, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.

NUNES JÚNIOR, E. M. Uma introdução geral à poesia hebraica bíblica. 2012. 139 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Judaicos) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

SANTOS, F. B. dos. O canto dos helenos: poesia e performance. Clássica – Revista Brasileira de Estudos Clássicos, v. 25, n. 1, p. 231-249, 2012. DOI: https://doi.org/10.14195/2176-6436_25_12

WEISS, M. The Bible from within: the method of total interpretation. Jerusalém: The Magna Press, 1984.

WENDLAND, E. R.; ZOGBO, L. Hebrew poetry in the Bible: a guide for understanding and for translating. New York: United Bible Societies, 2000.

VASCONCELOS, G. de S. B. Imagens metafóricas da transitoriedade da existência no Eclesiastes. 2015. 104 f. Dissertação (Mestrado em Literatura e Interculturalidade) –Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.

Downloads

Publicado

2024-01-11

Como Citar

SALDANHA, L. C. D. Poesia, Música e Oralidade: Imbricações na poesia hebraica bíblica. Letras & Letras, Uberlândia, v. 39, n. único, p. e3929 | p. 1–15, 2024. DOI: 10.14393/LL63-v39-2023-29. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/70984. Acesso em: 3 dez. 2024.