Sobre a utilidade política dos costumes estéticos (crítica, controvérsia, democracia)
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v35n1a2019-6Palavras-chave:
guerras culturais, crítica, controvérsia, democraciaResumo
Neste artigo apresentamos e avaliamos o programa do crítico e teórico norte-americano Gerald Graff de "ensinar os conflitos" a partir de estudos de caso em "controvérsia crítica", contrapondo-lhe nossa própria proposta pedagógica de desenvolvimento da competência crítica com vistas a uma cultura democrática.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Nabil. Julgamento inaugural, competência crítica, cultura democrática. In: LOPES, Alice C.; SISCAR, Marcos (Org.). Pensando a política com Derrida: responsabilidade, tradução, porvir. São Paulo: Cortez, 2018. p. 225-259.
ARAÚJO, Nabil. Por uma pedagogia literária do “como se”. In: CECHINEL, André; SALES, Cristiano (Org.). O que significa ensinar literatura? Florianópolis: EdUFSC; Criciúma: Ediunesc, 2017. p. 31-57.
BILLIG, Michael. Arguing and thinking: a rhetorical approach to social psychology. 2. ed. London: Cambridge University Press, 1996. [Ed. bras.: BILLIG, Michael. Argumentando e pensando: uma abordagem retórica à psicologia social. Trad. De Vera L. M. Joscelyne. Petrópolis (RJ): Vozes, 2008.]
COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria: literatura e senso comum. Trad. de Cleonice P. B. Mourão e Consuelo F. Santiago. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999.
GRAFF, Gerald. Teaching politically without political correctness. Radical Teacher, Pittsburgh, n. 58, p. 26-30, 2000.
GRAFF, Gerald; PHELAN, James (Ed.). Adventures of Huckleberry Finn: a case study in critical controversy. 2. ed. Boston/New York: Bedford/St. Martin’s, 2004.
GRAFF, Gerald; PHELAN, James (Ed.). The Tempest: a case study in critical controversy. 2. ed. Boston/New York: Bedford/St. Martin’s, 2009.
LEITCH, Vincent B. (Ed.) The Norton Anthology of Theory and Criticism. New York/London: W. W. Norton & Company, 2001.
LENHARO, Alcir. Sacralização da política. Campinas (SP): Papirus, 1986.
MOUFFE, Chantal. Deconstruction, Pragmatism and the politics of democracy. In: MOUFFE, Chantal (Org.). Deconstruction and Pragmatism. Routledge: London/New York, 1996. p. 1-12. [Ed. bras.: MOUFFE, Chantal. Desconstrução, pragmatismo e a política da democracia. In: MOUFFE, Chantal (Org.). Desconstrução e pragmatismo. Rio de Janeiro: Mauad X, 2016. p. 9-25.]
READINGS, Bill. The University in Ruins. Cambridge (MA)/London: Harvard University Press, 1996. [Ed. portuguesa: READINGS, Bill. A universidade em ruínas. Trad. de Joana Frazão. Coimbra: Angelus Novus, 2003.]
SCHILLER, Friedrich. Sobre a utilidade moral dos costumes estéticos [1796]. Trad. de Ricardo Barbosa. In: BARBOSA, Ricardo. Schiller e a cultura estética. Rio de Janeiro: Zahar, 2004. p. 55-67.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.