Da Ilha de Circe ao submundo de Hades
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v39-2023-30Palavras-chave:
Circe, Feiticeira, Odisseia, Jornada do herói, Submundo de HadesResumo
O presente ensaio aborda a feiticeira Circe, a partir da representação de seu mito na Odisseia de Homero e no romance contemporâneo Circe, de Madeline Miller (2019). Nas vozes do eu lírico masculino dos cantos homéricos e na da própria protagonista no romance, observamos Circe na jornada do herói em seu retorno à Ítaca, após a longa e penosa guerra entre aqueus e troianos. Sob a perspectiva da tradução da epopeia do grego clássico para o inglês, apresentada pelo Professor Gregory Nagy em seu curso “Antigos Heróis Gregos” (2023) na Universidade de Harvard, discorremos sobre o simbolismo do nome Circe. Nosso recorte evidencia esse simbolismo na descida de Ulisses ao submundo de Hades, pela ilha de Circe, como um despertar da escuridão e morte para a luz e a vida. Essa jornada da alma do herói, simbolicamente da ilha de Circe ao submundo de Hades, ensina algo sobre a feiticeira exilada do Olimpo.
Downloads
Referências
CAMPBELL, Joseph. As transformações do mito através do tempo. Trad. Heloysa de Lima Dantas. São Paulo: Cultrix, 2015.
HOMERO. Odisseia. Trad. Jaime Bruna. São Paulo: Cultrix, 2013.
KAVAFIS, K. Ítaca. Trad. Haroldo de Campos In: KAVÁFIS, Konstantinos. Cadernos Ítacas. Belo Horizonte: FALE-UFMG, 2009. Disponível em: https://labed-letras-ufmg.com.br/wp-content/uploads/2020/12/itacas-site.pdf. Acesso em: 18. jan. 2024.
MILLER Madeline. Circe: feiticeira, bruxa, entre o castigo dos deuses e o amor dos homens. São Paulo: Planeta Minotauro, 2019.
NAGY, Gregory. The ancient Greek hero in 24 hours. Cambridge, Massachusetts: The Belknap Press of Harvard University Press, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 Roseli Hirasike, Vera Bastazin (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.