Da Inquisição ao Holocausto
Representações da violência na literatura
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v36n2-2020-0Palavras-chave:
Shoah, Holocausto, Inquisição, Violência, Literatura, RepresentaçõesResumo
Esta coletânea apresenta artigos relacionados às temáticas da Inquisição e do Holocausto (Shoah), bem como assuntos relacionados à violência religiosa, política e cultural que assombraram o século XVII e XVIII com fogueiras e forcas e o século XX, com a barbárie totalitária do nazifascismo. Ao todo são dezoito textos selecionados para essa edição. A primeira seção, composta de seis artigos, um deles bilíngue (português/inglês), contempla assuntos que vão da alegoria do Santo ofício no teatro de Dias Gomes às metáforas do Tribunal Eclesiástico nas obras de Bento Teixeira, Arthur Miller e Bernardo Santareno. A segunda seção, por sua vez, engloba sete artigos, cujas temáticas perpassam os estudos referentes à Literatura de Testemunho e aos excessos do Nazifascismo na Europa. São textos que incorporam temas que vão do sentido ético da Responsabilidade em Lévinas até questões referentes à comunidade judaica na época da Segunda Guerra Mundial e da ditadura Vargas, presentes nos textos ficcionais de Moacyr Scliar, Stefan Zweig e Ronaldo Wrobel. Finalmente, na seção Vária comparecem cinco artigos, os quais contemplam assuntos que vão da fragmentação da identidade em Antônio Lobo Antunes até estudos sobre a violência simbólica na obra de Paulina Chiziane, além do tema do ressentimento em Toni Morrison.
Downloads
Referências
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade e Holocausto. Trad. Marcus Penchel. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
BETHENCOURT, Francisco. História das Inquisições. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
LEVI, Primo. É isto um homem? Trad. de Luigi Del Re. Rio de Janeiro: Rocco, 1988.
NOVINSKY, Anita. A Inquisição. São Paulo: Brasiliense, 1994.
SARAIVA, Antônio José. Inquisição e cristãos-novos. Lisboa: Editorial Estampa, 1994.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. História, memória, literatura: o testemunho na era das catástrofes. Campinas: UNICAMP, 2003.
ZWEIG, Stefan. O mundo que eu vi: minhas memórias. Trad. de Odilon Gallotti. Rio de Janeiro: Guanabara, 1942.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.