Educação crítica, decolonialidade e educação linguística no Brasil e no México

Questões epistemológicas e metodológicas traçadas por um paradigma-outro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v35nEsp2019-1

Palavras-chave:

Epistemologias, Decolonialidade, Linguística Aplicada, Linguagem, Educação

Resumo

Neste texto trato das epistemologias e dos quadros analíticos mobilizados para compreender as relações entre sujeitos e práticas de linguagem no complexo cenário da educação linguística da contemporaneidade. Assim, problematizo o modo de produzir conhecimento e experienciá-lo no contexto da modernidade/colonialidade(MALDONADO TORRES 2007; GÓMEZ QUINTERO, 2010; GROSFOGUEL, 2006 e CASTRO GÓMEZ, 2007) e, posteriormente, conforme uma perspectiva crítica e decolonial (ARGÜELLO PARRA, 2015), discuto como enfrentar a lógica da epistemologia racional ocidental, considerando coordenadas traçadas por um “paradigma-outro de pensamento (MIGNOLO, 2003, p. 20) no contexto de colonialidade global. Por fim, para contribuir em instaurar um debate em torno das possibilidades epistêmicas outras e reafirmar a busca por uma pesquisa mais comprometida ética e historicamente no cenário brasileiro e mexicano, apresento investigações e ações realizadas, enfatizando esse locus enunciativo, a singularidade dos sujeitos e as práticas de linguagem materializadas nos amplos espaços sociais interacionais contemporâneos em que se inscrevem.

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Biografia do Autor

  • Lívia Márcia Tiba Rádis Baptista, Universidade Federal da Bahia

    Doutora em Linguística pelo IEL-Unicamp e docente do Curso de Letras e do Programa de Pós-graduação em Língua e Cultura, Universidade Federal da Bahia, Brasil.

  • Mario Enrique López Gopar, Universidade Autônoma Benito Juárez de Oaxaca

    PhD (Currículo, ensino e aprendizagem) pela Universidade de Toronto e docente da Faculdade de idiomas e do Mestrado em Educação Crítica de Línguas, Universidade Autônoma Benito Juárez de Oaxaca, México. Líder do Grupo de Pesquisa Linguística Aplicada Crítica (CALAC). 

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Publicado

23-10-2019

Como Citar

Educação crítica, decolonialidade e educação linguística no Brasil e no México: Questões epistemológicas e metodológicas traçadas por um paradigma-outro. Letras & Letras, Uberlândia, v. 35, n. especial, p. 1–27, 2019. DOI: 10.14393/LL63-v35nEsp2019-1. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/49261. Acesso em: 12 maio. 2025.

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