Práticas discursivas em um contexto simulado de sala de aula inclusiva

Escolhas linguísticas realizadas por um intérprete de língua de sinais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v37n2-2021-05

Palavras-chave:

TILSE, Sala de aula mista, Alunos surdos

Resumo

Pretende-se descrever e analisar as escolhas linguísticas de um Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais Educacional (TILSE), no ato interpretativo da Língua Portuguesa/Língua de Sinais e vice-versa, em um contexto simulado de sala de aula inclusiva, contemplando o aspecto conceitual do significado do discurso a partir do contexto interacional entre os alunos (surdos/ouvintes), o professor e o intérprete. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa, orientada pela perspectiva da etnografia interacional, que considerou a sala de aula inclusiva como uma cultura particularmente construída mediante as diferentes formas de interações estabelecidas entre os participantes. Os dados analisados foram coletados durante o ano de 2009, em Belo Horizonte/MG, numa instituição dedicada à formação de educadores atuantes na área da surdez. A investigação permitiu concluir que um enunciado pode ser entendido de várias maneiras, as quais são interpretadas com base nas definições do momento da interação social e do espaço comunicativo.

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Biografia do Autor

Dayse Garcia Miranda, UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto

Doutora em Estudos de Linguagens, professora adjunta do Departamento de Letras/UFOP

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Publicado

2021-12-30

Como Citar

MIRANDA, D. G. Práticas discursivas em um contexto simulado de sala de aula inclusiva: Escolhas linguísticas realizadas por um intérprete de língua de sinais. Letras & Letras, Uberlândia, v. 37, n. 2, p. 85–106, 2021. DOI: 10.14393/LL63-v37n2-2021-05. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/56669. Acesso em: 21 nov. 2024.