Uma proposta de intervenção para o ensino da literatura afro-brasileira nas aulas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental

Autores

  • Carlos Augusto de Melo ILEEL - Universidade Federal de Uberlândia
  • Sandra Regina Pereira Gonçalo UFPB

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v33n1a2017-4

Palavras-chave:

Literatura afro-brasileira, Ensino Fundamental, Sala de aula, Língua Portuguesa

Resumo

Este texto é o fruto do trabalho desenvolvido no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), campus da UFPB, cuja proposta foi, a partir de algumas reflexões sobre a presença da literatura afro-brasileira na escola, elaborar uma proposta de intervenção voltada para as aulas de Língua Portuguesa da turma do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual na cidade de Boa Ventura na Paraíba. O objetivo principal foi, à luz dos aspectos relacionados aos marcos legais que fundamentaram a Lei nºÂ 10.639/2003, problematizar a inserção da literatura afro-brasileira na escola e sugerir atividades que possam intervir na prática dos(as) professores(as) de Língua Portuguesa no que se refere à abordagem dessa literatura em sala de aula. A proposta de intervenção consistiu na realização de dois questionários investigativos e cinco oficinas literárias em sala de aula com os alunos. 

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Publicado

2017-07-31

Como Citar

DE MELO, C. A.; GONÇALO, S. R. P. Uma proposta de intervenção para o ensino da literatura afro-brasileira nas aulas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental. Letras & Letras, [S. l.], v. 33, n. 1, p. 95–118, 2017. DOI: 10.14393/LL63-v33n1a2017-4. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/6. Acesso em: 27 nov. 2022.