Uma proposta de intervenção para o ensino da literatura afro-brasileira nas aulas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v33n1a2017-4Palavras-chave:
Literatura afro-brasileira, Ensino Fundamental, Sala de aula, Língua PortuguesaResumo
Este texto é o fruto do trabalho desenvolvido no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), campus da UFPB, cuja proposta foi, a partir de algumas reflexões sobre a presença da literatura afro-brasileira na escola, elaborar uma proposta de intervenção voltada para as aulas de Língua Portuguesa da turma do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual na cidade de Boa Ventura na Paraíba. O objetivo principal foi, à luz dos aspectos relacionados aos marcos legais que fundamentaram a Lei nºÂ 10.639/2003, problematizar a inserção da literatura afro-brasileira na escola e sugerir atividades que possam intervir na prática dos(as) professores(as) de Língua Portuguesa no que se refere à abordagem dessa literatura em sala de aula. A proposta de intervenção consistiu na realização de dois questionários investigativos e cinco oficinas literárias em sala de aula com os alunos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.