Ensino de Inglês para crianças nas séries iniciais do ensino público à luz dos multiletramentos
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v34n1a2018-2Palavras-chave:
Ensino de inglês para crianças, Multiletramentos, CriticidadeResumo
O presente artigo é fruto de um estudo que teve como objetivo compreender uma experiência de introdução do componente curricular língua inglesa em uma turma do Ensino Fundamental I de uma escola pública da periferia de Maceió, em Alagoas. O aporte teórico foi baseado na visão de língua de Bakhtin/Volochinov ([1929]/2010), que a considera um fenômeno social que só se materializa na presença do outro, e nas discussões sobre multiletramentos de Rojo (2012) e Monte Mór (2015), que consideram a multiplicidade de semioses e a multiplicidade de culturas envolvidas em nossos contextos de uso da língua. Metodologicamente, a pesquisa, inserida no paradigma qualitativo, é um estudo de caso (LUDKE; ANDRE, 1986). Os dados foram coletados por meio de planos de aulas, relatos de aula e atividades produzidas pelos alunos. Após a interpretação dos dados, percebemos a importância da inclusão do ensino de inglês nas séries iniciais do ensino público uma vez que a problematização e a reflexão sobre os temas trabalhados em sala propiciaram, aos alunos, o desenvolvimento linguístico e uma compreensão expandida do mundo, pois conseguiram ir além das visões homogeneizadoras e centralizadoras apresentadas inicialmente.
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