A retextualização como prática de produção de textos no Ensino Fundamental: os resultados de uma experiência

Autores

  • José Calais Cerqueira Neto Universidade do Estado da Bahia Autor
  • Adelino Pereira dos Santos Universidade do Estado da Bahia Autor

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v33n2a2017-5

Palavras-chave:

Retextualização, Entrevista. Modalidade Oral, Modalidade Escrita

Resumo

Neste artigo, apresentamos a síntese de uma pesquisa que realizamos com uma turma do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do interior da Bahia. A partir do tema violência urbana, os alunos realizaram atividades de leitura, assistiram a vídeos, escreveram roteiros e entrevistaram um locutor de rádio local, para, por fim, e como objetivo principal, procederem à retextualização da entrevista da modalidade oral para a modalidade escrita da língua. Neste trabalho, analisamos as operações e estratégias de retextualização de um dos discentes da turma, por considerarmos que este represente as competências e habilidades médias da maioria dos alunos investigados. A análise do corpus, ainda que restrito, permitiu a identificação do emprego de sete das nove operações propostas no modelo. Isso comprovou o amadurecimento linguístico do aluno no que diz respeito à normatização de um texto escrito, pois, foi possível concluir que seu domínio sobre a produção textual escrita foi ampliado, à medida que a proposta pedagógica foi sendo desenvolvida, culminando com o processo de retextualização. O desempenho desse aluno comprovou a viabilidade da retextualização como proposta metodológica para o ensino de língua portuguesa envolvendo o gênero discursivo entrevista nas duas modalidades da língua.

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Biografia do Autor

  • José Calais Cerqueira Neto, Universidade do Estado da Bahia
    Mestre em Letras. Professor de Língua Portuguesa da Educação Básica - SEC-BA.
  • Adelino Pereira dos Santos, Universidade do Estado da Bahia
    Doutor em Letras. Professor adjunto da Universidade do Estado da Bahia.

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Publicado

08-11-2017

Como Citar

A retextualização como prática de produção de textos no Ensino Fundamental: os resultados de uma experiência. Letras & Letras, Uberlândia, v. 33, n. 2, p. 108–134, 2017. DOI: 10.14393/LL63-v33n2a2017-5. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/36832. Acesso em: 13 maio. 2025.

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