O gato afiou nossa língua
Roteiro de ensino de literatura com a série Manda-Chuva (1961)
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v37n1-2021-16Palavras-chave:
Ensino de literatura, Anti-herói, Manda-Chuva, Estratégias de leitura, Produção textualResumo
Este artigo propõe um roteiro para ensino de literatura na educação básica (do 6º ao 9º ano) a partir de um episódio animado da série Manda-Chuva (1961), dos estúdios Hanna-Barbera, que narra o itinerário do anti-herói e ex-cêntrico Manda-Chuva: um gato de rua que lidera um bando e aplica golpes em Manhattan. A composição da personagem tipo (que beira ao pícaro e ao malandro) sustenta a construção de uma narrativa modelar com a qual podem ser desenvolvidas atividades de leitura e de produção textual, numa perspectiva das intermidialidades. As estratégias de leitura favorecem a construção coletiva de sentidos, por meio de diálogos nas aulas; assim como a produção de podcasts incentiva a oralidade e a criticidade dos alunos. Ademais das atividades, são apresentados os conceitos de heróis e uma análise da narrativa/episódio, cujo objetivo é favorecer o ensino de literatura, colaborando na formação de professores da área de Letras.
Downloads
Referências
BOTOSO, A. A recriação do pícaro na literatura brasileira: o personagem malandro. In: BOTOSO, A. Malandros ou Pícaros: figurações do anti-herói na literatura brasileira. São Paulo: Editora Todas as Musas, 2017.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 17 jun. 2020.
CANDIDO, A. Dialética da malandragem. In: ALMEIDA, M. A. Memórias de um Sargento de Milícias. Rio de Janeiro: LTC, 1989.
CHAMBERS, A. Dime: los niños, la lectura y la conversación. Traducción del inglés Ana Tamarit Amieva. Ciudad de México: FCE, 2007.
COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2009.
DENIS, S. O. Cinema de Animação. Lisboa: Edições Texto e Gráfica, 2010.
FERRO, M. C. A leitura através do currículo: uma análise do PCN de Língua Portuguesa – a compreensão em foco. 2012, 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2012.
FOSSATTI, C. Cinema de Animação: uma trajetória marcada por inovações. In: ENCONTRO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MÍDIA: MÍDIAS ALTERNATIVAS E ALTERNATIVAS MIDIÁTICAS. 19-21 agosto de 2009. Fortaleza, 2009. Anais... Fortaleza: Unifor, 2009. p. 01-21.
GIROTTO, C. G. G. S.; SOUZA, R. J. Estratégias de leitura: para ensinar alunos a compreender o que leem. In: SOUZA, R. J. et al. Ler e compreender: estratégias de leitura. Campinas: Mercado das Letras, 2010. p. 45-114.
GOTLIB, N. B. Teoria do Conto. São Paulo: Ática, 2000.
GREGÓRIO, M. vídeo (25min40s). O Manda Chuva – A Recompensa – dublado. Publicado pelo canal Dailymotion, 2012. Disponível em: https://www.dailymotion.com/video/xyfl3n. Acesso em 15 abr. 2020.
HUTCHEON, L. Poética do Pós-modernismo. Tradução de Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago, 1991.
KLEIMAN, A. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Pontes, 2013.
LUCENA JR, A. Arte da animação: técnica e estética através da história. São Paulo: Editora Senac, 2001.
LURKER, M. Dicionário de simbologias. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
ROSENFELD, A. Literatura e personagem. In: CANDIDO, A.; ROSENFELD, A.; PRADO, D. A.; GOMES, P. E. S. A personagem de ficção. 11. ed. São Paulo: Perspectiva, 2009. p. 9-50.
SILVA, M. S. O uso do podcast como recurso de aprendizagem no ensino superior. 2019. 154 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Universidade do Vale do Taquari (Univates), Lajeado, 2019.
SOUZA, R. J.; GIROTTO, C. G. G. S.; SILVA, J. R. M. Educação Literária e formação de leitores: da leitura 'em si' para leitura 'para si'. Ensino em Re-vista, v. 19, n. 1, p. 194-214, 2012. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/114926. Acesso em: 20 jun. 2020.
VIEIRA, A. G. Do conceito de estrutura narrativa à sua crítica. Psicol. Reflex. Crit. [online], v. 14, n. 3, p. 599-608, 2001. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-79722001000300015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.