Piteco e as estratégias de leitura: um diálogo entre o estudo da língua e a filosofia

Autores

  • Roberto Pinheiro Araújo Universidade Federal do Pará (UFPA) Autor
  • Márcia Cristina Greco Ohuschi Universidade Federal do Pará (UFPA) Autor

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v32n2a2016-14

Palavras-chave:

Interação, Estratégias de Leitura, Filosofia.

Resumo

Platão, filósofo grego que viveu nos séc. V-IV a.C., foi um dos pensadores a expor o entendimento da realidade em termos duais. Muito é debatido sobre suas ideias em filmes, livros e quadrinhos. No ensino de filosofia grega e, mais especificamente, dos conceitos platônicos, na escola, sempre figura o mito da caverna, segmento do livro mais importante do filósofo ateniense, A República. Devido à sua importância para a humanidade, adotamos, para o trabalho didático, o capítulo VII do livro de Platão, no qual figura a alegoria da caverna, revisitada por Maurício de Souza em uma história em quadrinhos do personagem Piteco. O foco deste trabalho, contudo, não é a filosofia, mas as estratégias de leitura que construímos ao longo do processo de interação com o texto. Portanto, nosso objetivo é ampliar, a partir da narrativa de Piteco, o conhecimento acerca das estratégias de compreensão leitora: seleção, antecipação, verificação e inferência. Para tanto, adotamos como método a leitura segmentada com o intuito de demonstrar como operam as estratégias durante o processamento textual. Ao final, apresentamos sugestões para o trabalho com a história em quadrinho na sala de aula, com atividades que apontam o antes, o durante e o depois da leitura. A pesquisa está embasada na concepção dialógica da linguagem expressa por Bakhtin/Volochinov (1992) e nos estudos realizados por Solé (1998) e Menegassi (2005) a respeito das habilidades fundamentais que possibilitam a formação e desenvolvimento de um leitor crítico e competente.

Downloads

Biografia do Autor

  • Roberto Pinheiro Araújo, Universidade Federal do Pará (UFPA)
    Aluno do Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS, pela Universidade Federal do Pará (UFPA), professor de Língua Portuguesa da Educação Básica, pela Secretaria do Estado do Pará.
  • Márcia Cristina Greco Ohuschi, Universidade Federal do Pará (UFPA)
    Docente nos cursos de graduação e pós-graduação na Universidade Federal do Pará (UFPA), doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e mestre em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Downloads

Publicado

15-03-2017

Como Citar

Piteco e as estratégias de leitura: um diálogo entre o estudo da língua e a filosofia. Letras & Letras, Uberlândia, v. 32, n. 2, p. 286–313, 2017. DOI: 10.14393/LL63-v32n2a2016-14. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/35227. Acesso em: 13 maio. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 669

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.