O ensino de português com base no gênero textual e no caráter interativo e social da língua

Autores

  • Cleide Inês Wittke Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v33n2a2017-6

Palavras-chave:

Ensino, Texto, Gênero Textual, Interação Verbal.

Resumo

Nas últimas décadas, principalmente depois da publicação dos PCNs (1998, 1999), muito se tem pesquisado e refletido sobre os insatisfatórios resultados obtidos a partir do trabalho com a língua no ensino básico, tanto no que diz respeito a práticas de leitura, quanto de produção oral e escrita (MARCUSCHI, 2008, 2010; KOCH; ELIAS, 2010, 2016). Nesse quadro, o presente estudo tem como objetivo problematizar o ensino de língua, na busca de apresentar possibilidades que possam resgatar sua importância e produtividade social (BRONCKART, 2012), na medida em que o texto/gênro textual é assumido como objeto de ensino e de análise (SCHNEUWLY; DOLZ, 2009, 2010), uma vez que definimos a língua como uma prática constante de interação verbal. Com base nos estudos bakhtinianos dos gêneros, vemos o ensino de língua como processo interativo e dialógico (BAKHTIN, 1992), cuja meta é criar possibilidades pelas quais o aluno possa desenvolver sua capacidade de pensar, ora por meio de práticas de leitura e de escuta, ora via atividades de fala e de escrita para um interlocutor real ou imaginário (MENDONÇA, 2012).

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Biografia do Autor

Cleide Inês Wittke, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Professora Adjunta da Universidade Federal de Pelotas desde 2009.

Professora na Graduação e na Pós-Graduação do Centro de Letras e Comunicação dessa Instituição.

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Publicado

2017-11-08

Como Citar

WITTKE, C. I. O ensino de português com base no gênero textual e no caráter interativo e social da língua. Letras & Letras, Uberlândia, v. 33, n. 2, p. 135–152, 2017. DOI: 10.14393/LL63-v33n2a2017-6. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/36433. Acesso em: 21 nov. 2024.