Por uma educação multimodal e pluralista

Estratégias de ensino de Língua Inglesa para disléxicos com base em recursos visuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v35nEsp2019-14

Palavras-chave:

Dislexia, Ensino de Língua Inglesa, Multiletramentos, Linguagem Visual, Oralidade

Resumo

Vivemos numa sociedade grafocêntrica, onde o ensino é calcado na leitura. Isso acaba por privar alunos disléxicos do conhecimento, já que eles enfrentam dificuldades para ler. Este trabalho propõe a utilização de imagens como complemento no ensino de inglês para disléxicos com foco na oralidade. Serão expostos exemplos de atividades voltadas para o ensino do verb to be aplicadas junto a alunos com dislexia, com base na noção de multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2009), além dos resultados alcançados por eles nos instrumentos de avaliação. Tais resultados demonstraram que uma pedagogia dos multiletramentos, que lance luz para além da escrita, é promissora para alunos cuja habilidade da leitura é prejudicada, mas também para os que leem fluentemente.

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Biografia do Autor

Elerson Cestaro Remundini, Universidade Estadual de Maringá

Elerson Cestaro é especialista em Ensino de Língua Inglesa pelo ESAP - Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação, de Paranavaí - PR; mestre em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), com dissertação na área de tradução literária; doutor em Letras pela mesma universidade, com pesquisa desenvolvida sobre ensino de Língua Inglesa para disléxicos. Atualmente atua como professor temporário no curso de Letras da Universidade Estadual do Paraná, campus de Campo Mourão, e como efetivo no Instituto de Línguas da UEM, onde desenvolve projetos e cursos de extensão que atendem à rede pública de educação básica. Faz parte do Grupo de Pesquisa “Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia – USP” e coordena o Projeto de Pesquisa institucional “Literatura e multiletramentos: diferentes epistemologias para uma proposta de educação pluralista – UEM”, certificados pelo CNPq. Suas áreas de interesse são multiletramentos, educação inclusiva e ensino de Língua Inglesa. E-mail: cestaromim@hotmail.com

 

 

 

Vera Helena Gomes Wielewicki, Universidade Estadual de Maringá

Vera Helena Gomes Wielewicki é mestre em Letras – Inglês e Literatura Correspondente pela UFSC, doutora e pós doutora em Letras – Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela USP. Docente associado na Universidade Estadual de Maringá, atua como professora no Departamento de Letras Modernas, no curso de Graduação em Letras – Inglês , licenciatura e bacharelado em   tradução. É professora permanente no Programa de Pós-graduação em Letras da mesma instituição. Faz parte do Grupo de Pesquisa “Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia – USP” e coordena o Projeto de Pesquisa institucional “Literatura e multiletramentos: diferentes epistemologias para uma proposta de educação pluralista – UEM”, certificados pelo CNPq. Suas áreas de interesse são multiletramentos, educação inclusiva, literatura e ensino. E-mail: vhgwielewicki@gmail.com

 

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Publicado

2019-10-23

Como Citar

CESTARO REMUNDINI, E.; HELENA GOMES WIELEWICKI, V. Por uma educação multimodal e pluralista: Estratégias de ensino de Língua Inglesa para disléxicos com base em recursos visuais. Letras & Letras, Uberlândia, v. 35, n. especial, p. 281–314, 2019. DOI: 10.14393/LL63-v35nEsp2019-14. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/49367. Acesso em: 22 jul. 2024.