“Et tu, Brute? Então, que morra César”
Uma leitura alternativa da expressão mais incompreendida de Shakespeare
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v40-2024-59Palavras-chave:
Shakespeare, Júlio César, “Et tu, Brute?”, Estudos Clássicos, Teatro ElisabetanoResumo
Diferente da tradição das últimas palavras de Júlio César, “Até você, meu filho!”, preservada por Suetônio (Iul. 82, 3) e Dião Cássio (44. 19, 3), Shakespeare, na Tragédia de Júlio César, atribuiu ao seu protagonista o seguinte: “Et tu, Brute? Então, que morra César” (Ato 3. Cena 1). Os críticos literários da peça, a exemplo de Spevack (2004), Heliodora (2014), Taylor et al. (2016) e Dimitrova (2018), têm invariavelmente interpretado esse dictum como a reposta atônita e desapontada de César ao se sentir traído diante de Brutus. O nosso objetivo é problematizar essa perspectiva, chamando atenção para aspectos literários e históricos no texto dramático de Shakespeare e em suas fontes que desautorizam essa leitura. Assim, levando em consideração fatores de natureza literária e histórica, propomos uma leitura psicológica alternativa para a última fala do César shakespeariano: um sentimento de resignação diante de Brutus e de aceitação de sua tragédia.
Downloads
Referências
APIANO. História Romana: as Guerras Civis. Tradução de Antonio Fontoura. Curitiba: antoniofontoura, 2024.
ARNAUD, Pascal. “Toi Aussi, mon fils, tu mangeras ta part de notre pouvoir”: Brutus le tyran? Latomus, T. 57, Fasc. 1, p. 61-71, 1998. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/41538208. Acesso em: 14 jun. 2024.
BAROLL, Leeds. Shakespeare and Roman History. The Modern Language Review, v. 53, n. 3, p. 327-343, 1958. https://doi.org/10.2307/3719056.
BLOOM, Harold. Shakespeare: The Invention of the Human. New York: Riverhead Books, 1998.
BLOOM, Harold. Bloom’s Modern Critical Interpretations: Geoffrey Chaucer’s The Canterbury Tales – New Edition. New York: Info Publishing, 2008.
BLOOM, Harold. Bloom’s Shakespeare through the Ages: Julius Caesar. New York: Infobase Publishing, 2008.
BLOOM, Harold. Bloom’s Modern Critical Interpretations: Julius Caesar – New Edition. New York: Infobase Publishing, 2010.
CHAUCER, Geoffrey. Os Contos de Canterbury. Edição bilíngue, tradução do inglês médio, apresentação e notas de Paulo Vizioni; posfácio e notas adicionais de José Roberto O’shea. São Paulo: Editora 34, 2014.
DE ARAÚJO, Sônia Regina Rebel. A denúncia da traição: Plutarco, Dante, Shakespeare e o assassinato de Júlio César. Phoînix, Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, 356-371, 2008. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/33134. Acesso em: 28 mar. 2024.
DIMITROVA, Miryana. Julius Caesar’s Self-Created Image and its Dramatic Afterlife. London: Bloomsbury Academic, 2018.
DIO, Cassius. Roman History, v. 4: Book 44. English translation by Earnest Cary. Loeb Classical Library, 9 volumes. Cambridge: Harvard University Press, 1927.
DOBSKI, Bernard. Barry Strauss, The Death of Caesar: The Story of History’s Most Famous Assassination. Society, v. 53, p 460-462, 2016. https://doi.org/10.1007/s12115-016-0042-4.
DUBUISSON, Michel. “Toi aussi, mon fils!” Latomus, T. 39, Fasc. 4, p. 881-890, 1980. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/41531945. Acesso em: 01 abr. 2024.
EPSTEIN, David. Caesar’s Personal Enemies on the Ides of March. Latomus, T. 46, Fasc. 3, p. 566-570, 1987. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/41540686. Acesso em: 15 jun. 2014.
FLEISSNER, R. F. The Problem of Brutus’s Paternity in Julius Caesar (in partial relation to Hamlet). In: BLOOM, Harold (ed.). Bloom’s Modern Critical Interpretations: Julius Caesar – New Edition. New York: Infobase Publishing, 2010. p. 61-65.
FORTIN, Rene. Julius Caesar: An Experiment in Point of View. Shakespeare Quarterly, v. 19, n. 4, p. 341-347, 1968. Disponível em: Julius Caesar: An Experiment in Point of View on JSTOR. Acesso em: 14 jun. 2014. https://doi.org/10.2307/2868490.
GERSHENSON, Daniel. Kaì σύ, τέκνoν: Caesar’s last words. Shakespeare Quarterly, v. 43, n. 2, p. 218-219, 1992. https://doi.org/10.2307/2870883.
GRIFFIN, Miriam (ed.). A Companion to Julius Caesar. Oxford: Blackwell Publishing Ltd, 2009. https://doi.org/10.1002/9781444308440
GRIFFIN, Julia. Shakespeare’s Julius Caesar and the Dramatic Tradition. In: GRIFFIN, Miriam T. (ed.). A Companion to Julius Caesar. Oxford: Blackwell Publishing Ltd, 2009. p. 371-398. https://doi.org/10.1002/9781444308440.ch25
GRIMAL, Pierre. O amor em Roma. Tradução de Victor Silva. Lisboa: Edições 70, 2005.
HELIODORA, Barbara. Shakespeare: os que as peças contam. Rio de Janeiro: Edições de Janeiro, 2014.
HORNBLOWER, Simon; SPAWFORTH, Antony; EIDINOW, Esther. The Oxford Classical Dictionary. 4. ed. Oxford: Oxford University Press, 2012. https://doi.org/10.1093/acref/9780199545568.001.0001
HUMPHREYS, Arthur. The Oxford Shakespeare: Julius Caesar. Cambridge: Oxford University Press, 1984.
LENKER, L. T.; LIPSCOMB, V. B. Reflections of the Aging Caesar: Drama as Cultural Perspective. Journal of Aging and Identity, v. 7, n. 4, p. 275-286, 2002. https://doi.org/10.1023/A:1020765621933.
MCMULLAN, Gordon. Shakespeare and the Idea of Late Writing: Authorship in the Proximity of Death. Cambridge: Cambridge University Press, 2007. https://doi.org/10.1017/CBO9780511483790.
MIOLA, Robert. Shakespeare’s Rome. Cambridge: Cambridge University Press, 1983. https://doi.org/10.1017/CBO9780511518966.
MOLES, John. A Commentary on Plutarch’s Brutus, with Updated Bibliographical Notes by Christopher Pelling. Histos, v. supplement 7, p. 1-405, 2017. https://doi.org/10.29173/histos109
MUIR, Kenneth. The Sources of Shakespeare’s Plays. London: Routledge, 2008.
ORNSTEIN, Robert. Seneca and the Political Drama of “Julius Caesar”. The Journal of English and Germanic Philology, v. 57, n. 1, p. 51-56, 1958. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/27707037. Acesso em: 05 de out. 2015.
PELLING, Christopher. Seeing a Roman Tragedy through Greek Eyes: Shakespeare’s Julius Caesar. In: GOLDHILL, Simon; HALL, Edith (ed.). Sophocles and the Greek Tragic Tradition. Cambridge: Cambridge University Press, 2009. p. 264-288.
PELLING, Christopher. Plutarch: Caesar. Translated with introduction and commentary by Christopher Pelling. Clarendon Ancient History Series. New York: Oxford University Press, 2011. https://doi.org/10.2307/j.ctvvnbp5
PETERSON, Douglas. ‘Wisdom Consumed in Confidence’: An Examination of Shakespeare’s Julius Caesar. Shakespeare Quarterly, v. 16, n. 1, p. 19-28, 1965. https://doi.org/10.2307/2867730.
PLUTARCH. Rome in Crisis Nine Lives by Plutarch: Tiberius Gracchus, Gaius Gracchus, Sertorius, Lucullus, Younger Cato, Brutus, Antony, Galba, Otho. Translated by Ian Scott-Kilvert and Christopher Pelling. Introduction and notes by Christopher Pelling. London/New York: Penguin Classics, 2010.
PRIOR, Moody. The Search for a Hero in Julius Caesar. Renaissance Drama, New Series, v. 2, Essays on dramatic theory and form, p. 81-101, 1969. https://doi.org/10.1086/rd.2.41917039.
REBHORN, Wayne. The Crisis of the Aristocracy in Julius Caesar. Renaissance Quarterly, v. 43, n. 1, p. 75-111, 1990. https://doi.org/10.2307/2861793.
ROBERTSON, Vivienne. Images in an Antique Book: Dante in Shakespeare. Melbourne: Australian Scholarly Publishing, 2019.
ROGERS, Carl. Definições das noções teóricas. In: ROGERS, Carl; KINGET, Marian (ed.). Psicoterapia e relações humanas. Belo Horizonte: Interlivros, 1977. v. 1.
RONAN, Clifford. Caesar on and off the Renaissance English Stage. In: ZANDER, Horst (ed.). Julius Caesar: New Critical Essays. London: Routledge, 2005. p. 71-89.
RUSSELL, James. Julius Caesar’s Last Words: A Reinterpretation. In: MARSHALL, Bruce (ed.). Vindex Humanitatis. Essays in honour of John Huntly Bishop. Armidale: University of New England, 1980. p. 123-128. Disponível em: https://gwern.net/doc/history/1980-russell.pdf. Acesso em: 16 mar. 2024.
SÊNECA. Sobre os Benefícios (De Beneficiis). Edição bilíngue português – latim. Tradução, introdução e notas de Alexandre Pires Vieira. São Paulo: Montecristo Editora, 2019.
SHAKESPEARE, William. Teatro completo: as tragédias. Tradução de Carlos Alberto Nunes. São Paulo: Ediouro, s/d.
SHAKESPEARE, William. Teatro completo: dramas históricos. Tradução de Carlos Alberto Nunes. São Paulo: Ediouro, s/d.
SMEJKAL, Pavel. Tragic death in Shakespeare: bachelor thesis. Brno: Masaryk University, Department of English Language and Literature, 2012.
SPEVACK, Marvin. The New Cambridge Shakespeare: Julius Caesar Updated Edition. Cambridge: Cambridge University Press, 2004. https://doi.org/10.1017/9781316105108.
SUETÔNIO; PLUTARCO. Vidas de César. Tradução e notas de Antonio da Silveira Mendonça e Ísis Borges da Fonseca. São Paulo: Estação Liberdade, 2007.
SYME, Ronald. No Son for Caesar? Historia: Zeitschrift für Alte Geschichte, Bd. 29, H. 4, p. 422-437, 1980. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/4435732. Acesso em: 25 fev. 2016.
TAYLOR, Gary; JOWETT, John; BOURUS, Terri; EGAN, Gabriel. William Shakespeare: The Complete Works – Modern Critical Edition. New York/London: Oxford University Press, 2016. https://doi.org/10.1093/actrade/9780199591152.book.1
THOMAS, Vivian. Shakespeare’s Sources: translations, transformations and intertextuality. In: ZANDER, Horst (ed.). Julius Caesar: New Critical Essays. London: Routledge, 2005. p. 91-110.
TOHER, Mark. Augustan and Tiberian Literature. In: GRIFFIN, Miriam T. (ed.). A Companion to Julius Caesar. Oxford: Blackwell Publishing Ltd, 2009. p. 224-238. https://doi.org/10.1002/9781444308440.ch16
WAUGAMAN, Richard. Unconscious Communication in Shakespeare: “Et tu, Brute?” Echoes “Eloi, eloi lama sabachthani?”. Psychiatry, v. 70, n. 1, p. 52-58, 2007. https://doi.org/10.1521/psyc.2007.70.1.52
WILSON, John Dover. The Cambridge Dover Wilson Shakespeare: Julius Caesar. Cambridge: Cambridge University Press, 2009. https://doi.org/10.1017/CBO9780511704215.
WOOLF, Greg. Et tu Brute? A Short History of Political Murder. Cambridge: Harvard University Press, 2007.
WYKE, M. (ed.). Julius Caesar in Western Culture. Oxford: Blackwell Publishing Ltd, 2006. https://doi.org/10.1002/9780470775042
ZANDER, Horst (ed.). Julius Caesar: New Critical Essays. New York: Routledge, 2005. https://doi.org/10.4324/9780203997017
ZIOGAS, Ioannis. Famous Last Words: Caesar’s Prophecy on the Ides of March. Antichthon, v 50, p. 134-153, 2016. https://doi.org/10.1017/ann.2016.9
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 Jorge Miguel Arcanju Pereira, Viviane Moraes de Caldas (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.