Letramento e conhecimento linguístico

Autores

  • Luiz Carlos Travaglia UFU

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v31n3a2015-10

Palavras-chave:

Alfabetização, Letramento, Conhecimento linguístico, Gramática

Resumo

Considerando os conceitos de alfabetização e letramento propostos nos PCNs (2000) e Soares (2004 e 2008), que são os correntes na academia ao tratar desses processos, nosso objetivo nessa apresentação não é falar de mais um letramento como os muitos que têm sido explicitados nos últimos tempos, tais como os letramentos digital, matemático, literário e em outras linguagens como as das artes. O foco dessa apresentação se volta para a possível relação entre conhecimento linguístico e alfabetização e letramento (enquanto processos de aquisição e domínio da língua escrita e seu uso), sobretudo com o letramento. Ou seja, o objetivo é mostrar como o ensino de gramática como parte do ensino de Língua Portuguesa pode contribuir para que o processo de alfabetização, mas principalmente o de letramento, sejam processos com maior qualidade, levando a um domínio da modalidade escrita da língua que tenha melhor qualidade e efetividade em função do domínio maior dos processos funcionais e de significação dos diferentes recursos, regras e princípios da língua.

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Publicado

2015-06-29

Como Citar

TRAVAGLIA, L. C. Letramento e conhecimento linguístico. Letras & Letras, [S. l.], v. 31, n. 3, p. 158–172, 2015. DOI: 10.14393/LL63-v31n3a2015-10. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/30643. Acesso em: 28 maio. 2022.