Práticas de leitura no Ensino Fundamental: relato de experiência a partir do trabalho com estratégias de leitura.

Autores

  • Edivana Cássia Munhoz Suriano UEM-PR
  • Aparecida de Fatima Peres UEM-PR.
  • Eliana Alves Greco UEM-PR.

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v32n2a2016-11

Palavras-chave:

Relato de experiência, Estratégias de leitura, Ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa

Resumo

Este artigo relata uma experiência de compreensão leitora desenvolvida em contexto escolar, aplicada em uma turma do Ensino Fundamental II da rede pública. O trabalho surgiu a partir de uma proposta da disciplina Aspectos Sociocognitivos e Metacognitivos da Leitura e Escrita, do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS UEM-PR), e tem como principal escopo teórico e metodológico as estratégias de leitura de Solé (1998). Seguem-se também pressupostos de Leffa (1996), Geraldi (2012) e Thiollent (2011). Os processos de investigação e aplicação propostos e desenvolvidos por este trabalho possibilitaram um diagnóstico analítico do ensino e da aprendizagem de Língua Portuguesa referente ao planejamento e ao desenvolvimento da leitura em sala de aula. Este artigo relata uma experiência de compreensão leitora desenvolvida em contexto escolar, aplicada em uma turma do Ensino Fundamental II da rede pública. O trabalho surgiu a partir de uma proposta da disciplina Aspectos Sociocognitivos e Metacognitivos da Leitura e Escrita, do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS UEM-PR), e tem como principal escopo teórico e metodológico as estratégias de leitura de Solé (1998). Seguem-se também pressupostos de Leffa (1996), Geraldi (2012) e Thiollent (2011). Os processos de investigação e aplicação propostos e desenvolvidos por este trabalho possibilitaram um diagnóstico analítico do ensino e da aprendizagem de Língua Portuguesa referente ao planejamento e ao desenvolvimento da leitura em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edivana Cássia Munhoz Suriano, UEM-PR

Professora Efetiva de Língua Portuguesa da rede pública de ensino (SEED-PR). Mestranda do PROFLETRAS UFRN/UEM.

Aparecida de Fatima Peres, UEM-PR.

Professora Associada do Departamento de Língua Portuguesa da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora do PROFLETRAS-UEM. Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2007). Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (2002).

Eliana Alves Greco, UEM-PR.

Professora Adjunta do Departamento de Língua Portuguesa da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora do PROFLETRAS-UEM. Doutora em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2007). Mestre em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999).

Downloads

Publicado

2017-03-15

Como Citar

SURIANO, E. C. M.; PERES, A. de F.; GRECO, E. A. Práticas de leitura no Ensino Fundamental: relato de experiência a partir do trabalho com estratégias de leitura. Letras & Letras, [S. l.], v. 32, n. 2, p. 219–230, 2017. DOI: 10.14393/LL63-v32n2a2016-11. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/35347. Acesso em: 4 dez. 2022.