Práticas de leitura no Ensino Fundamental: relato de experiência a partir do trabalho com estratégias de leitura.
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v32n2a2016-11Palavras-chave:
Relato de experiência, Estratégias de leitura, Ensino-aprendizagem de Língua PortuguesaResumo
Este artigo relata uma experiência de compreensão leitora desenvolvida em contexto escolar, aplicada em uma turma do Ensino Fundamental II da rede pública. O trabalho surgiu a partir de uma proposta da disciplina Aspectos Sociocognitivos e Metacognitivos da Leitura e Escrita, do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS UEM-PR), e tem como principal escopo teórico e metodológico as estratégias de leitura de Solé (1998). Seguem-se também pressupostos de Leffa (1996), Geraldi (2012) e Thiollent (2011). Os processos de investigação e aplicação propostos e desenvolvidos por este trabalho possibilitaram um diagnóstico analítico do ensino e da aprendizagem de Língua Portuguesa referente ao planejamento e ao desenvolvimento da leitura em sala de aula. Este artigo relata uma experiência de compreensão leitora desenvolvida em contexto escolar, aplicada em uma turma do Ensino Fundamental II da rede pública. O trabalho surgiu a partir de uma proposta da disciplina Aspectos Sociocognitivos e Metacognitivos da Leitura e Escrita, do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS UEM-PR), e tem como principal escopo teórico e metodológico as estratégias de leitura de Solé (1998). Seguem-se também pressupostos de Leffa (1996), Geraldi (2012) e Thiollent (2011). Os processos de investigação e aplicação propostos e desenvolvidos por este trabalho possibilitaram um diagnóstico analítico do ensino e da aprendizagem de Língua Portuguesa referente ao planejamento e ao desenvolvimento da leitura em sala de aula.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.