A literatura no ensino de Língua Inglesa
uma abordagem interacionista
DOI:
https://doi.org/10.14393/DLv18a2024-2Palavras-chave:
Literatura, Ensino de Língua Inglesa, InteracionismoResumo
Nesta pesquisa dimensionamos o ensino de literatura vinculado ao ensino de línguas, por meio uma formação interacionista, como elemento significativo que permite escolarizar e desenvolver saberes sociais do aluno. Como aporte teórico, revisamos estudos realizados acerca do ensino/aprendizagem de Língua Inglesa, com ênfase no uso da literatura em contextos escolares, apoiando-nos em Brumfit e Carter (2000), Candido (2011), Collie e Slater (1987), Lazar (1993), Mota (2010), associando-os às teorias de aprendizagem interacionista de línguas adicionais, conforme os estudos de Bruner (1977), Figueiredo (2006), e Vygotsky (2015). Como caminho metodológico, realizamos a coleta de material empírico a partir de questionários aplicados a professores de Língua Inglesa da educação básica de uma cidade no interior do Estado de Goiás. A análise foi fundamentada em métodos qualitativo-interpretativistas, a fim de investigar a interação socioverbal no campo do ensino das línguas. De acordo com os resultados obtidos, afirmamos a validade da literatura no ensino da Língua Inglesa, por ser um material que apresenta potencial para a aplicação de um trabalho sob a vertente interacionista, permitindo ao aluno interagir com a língua-alvo, preconizando uma mediação ampliadora dos conceitos, servindo à construção de saberes linguísticos e proporcionando acesso a bens culturais da humanidade.
Downloads
Métricas
Referências
AEBERSOLD, J. A.; FIELD, M. L. From reader to reading teacher. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.
ATAÍDE, D. A leitura de textos literários nas aulas de língua inglesa: desencontros entre teoria e prática. Revista X, Curitiba, v. 1, p. 118-137, 2016. DOI https://doi.org/10.5380/rvx.v1i0.45737
BABAEE, R.; YAHYA, W. R. Significance of literature in foreign language teaching. International Education Studies, [S.l.], v. 7, n. 4, p. 80-85, 2014. DOI https://doi.org/10.5539/ies.v7n4p80
BLOOM, H. Como e porquê ler. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2001.
BRUMFIT, C. J.; CARTER, R. A. Literature and language teaching. Oxford: Oxford University Press, 2000.
BRUNER, J. S. The process of education. Cambridge: Harvard University Press, 1977.
CANDIDO, A. Literatura e sociedade. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006.
CANDIDO, A. O direito à literatura. In: Vários Escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011. p. 235-263.
COLLIE, J.; SLATER, S. Literature in the language classroom. Cambridge: Cambridge University Press, 1987.
CORCHS, M. O Uso de Textos Literários no Ensino de Língua Inglesa. 2006. 97 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE. 2006.
DE GRANDE, P. B. O pesquisador interpretativo e a postura ética em pesquisas em Linguística Aplicada. Eletras, Curitiba, v. 23, n. 23, p. 11-27, dez. 2011.
DUFF, A.; MALEY, A. Literature. Oxford: Oxford University Press, 2003.
FIGUEIREDO, F. A aprendizagem colaborativa de línguas: algumas considerações conceituais e terminológicas. In: FIGUEIREDO, F. (org.). A aprendizagem colaborativa de línguas. Goiânia: Editora da UFG, 2006.
LANGER, J. A. A Response-Based Approach to Reading literature. Language Arts, v. 71, n.3, p. 203, Albany, 1994.
LAZAR, G. Literature and language teaching: a guide for teachers and trainers. Cambridge: Cambridge University Press, 1993. DOI https://doi.org/10.1017/CBO9780511733048
LEFFA, V. J. Aspectos da leitura: uma perspectiva psicolinguística. Porto Alegre: Sagra - DC Luzzatto, 1996.
LIMA, A. K. C. Literatura no ensino/aprendizagem de Língua Inglesa: formação da consciência linguística e crítica. Dissertação (Mestrado) - Adria Kezia Campos Lima. - 2020. 174 f. - Universidade Federal de Goiás, Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas e Letras, Programa de Pós-Graduação em Educação, Jataí, 2020. DOI https://doi.org/10.29327/67088-5
MCGEE, S. J. Analyzing literature: a guide for students. Salina: Longman, 2001.
MOITA LOPES, L. P. Oficina de Linguística Aplicada. Campinas: Mercado de Letras, 2003.
MOREIRA, M. A. Linguagem e aprendizagem significativa. Conferência de Encerramento do IV Encontro Internacional Sobre Aprendizagem Significativa. Maragogi: 8 a 12 de setembro de 2003. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/~moreira/linguagem.pdf. Acesso em: 07 out. 2019.
MOTA, F. Literatura e(em) ensino de Língua Estrangeira. Fólio – Revista de Letras, Vitória da Conquista, v. 2, n. 1, p. 101-111, jan./jun. 2010.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2015.
WIDDOWSON, H. O Ensino das línguas para a comunicação. São Paulo: Pontes, 2005.
YAMAKAWA, A. Ensino de língua inglesa: o papel do texto literário na formação do leitor. In: FERNANDES, M. L. S; ALVES F. E; COQUEIRO W. S, ANDRÉ W. (org.). Anais do I Encontro de diálogos literários: um olhar para além das fronteiras, Campo Mourão, p. 173-193, 2013. Disponível em: https://dialogosliterarios.files.wordpress.com/2013/06/anais1c2baencontrodedialogosliterarios.pdf. Acesso em: 4 jul. 2018.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Adria Kezia Lima, Neuda Alves do Lago
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato; os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas; o artigo não pode ser usado para fins comerciais; caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, o mesmo não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.