O gênero Relato de Prática da OLP

enquadre discursivo para os letramentos do professor

Autores/as

  • Ester Maria Figueiredo Souza Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Carla Sousa Ferreira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL28-v11n1a2017-4

Palabras clave:

Bakhtin, Docência, Ensino, Letramentos, Linguística Aplicada

Resumen

Este artigo analisa o funcionamento discursivo do gênero Relato de Prática expresso em diretrizes que orientam sua produção textual no contexto da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro (OLP), na tentativa de evidenciar de que maneira tais diretrizes contribuem para os letramentos do professor. Nossa discussão será fundamentada por princípios da Linguística Aplicada (LA) em diálogo com os estudos dos letramentos, alguns aspectos da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) e da teoria de gênero bakhtiniana, em uma tendência inter/transdisciplinar. Os resultados da discussão apontam para a potencialidade do gênero na e para a formação docente. Para corroborar com essa afirmação, expomos dois textos da OLP que orientam a escrita do Relato, organizados em cinco Episódios temáticos para a análise discursiva. A interpretação desses Episódios já provoca e desencadeia alternativas de levar o professor a engajar-se, enunciativamente, procurando assumir-se como autor de uma prática social realizada no ambiente escolar, um espaço marcado por heterogeneidades identitárias e efervescência política, inerentes a quem enuncia, ainda que desabrochem implicitamente.

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Biografía del autor/a

Ester Maria Figueiredo Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professora Plena da Universiadade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários - DELL  Área de Linguística Aplicada. Docente do Programa de Pós Graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagens - PPGCEL. Líder do Grupo de Pesquisa Linguagem e Educação - GPLEd/UESB.

Carla Sousa Ferreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestranda em Letras. Bolsista FAPESB. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Linguagem e Educação GPLEd/UESB.

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Publicado

2016-12-27

Cómo citar

SOUZA, E. M. F.; FERREIRA, C. S. O gênero Relato de Prática da OLP: enquadre discursivo para os letramentos do professor. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 11, n. 1, p. 63–88, 2016. DOI: 10.14393/DL28-v11n1a2017-4. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/35088. Acesso em: 21 nov. 2024.