Compreensão leitora: um discurso, várias vozes, um sentido
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL17-v9n1a2015-13Palabras clave:
Leitura, Polifonia, Descrição do sentido do discursoResumen
O desenvolvimento de habilidades de compreensão leitora é uma preocupação constante de professores e pesquisadores ligados ao ensino e à aprendizagem da leitura, prova é que são inúmeros os estudos propostos nesse sentido. Mas, apesar disso, o que se constata em boa parte dos alunos do Ensino Básico e Superior é a permanência dessa lacuna, isto é, a falta de habilidade compreensiva para ler. Como revelam os dados do PISA 2012, grande parte dos alunos avaliados não avança além da decodificação da língua escrita. Colaborar com a discussão dessa questão é o propósito deste artigo. Para isso, proponho um estudo baseado na Teoria da Polifonia, de Oswald Ducrot, para quem o sentido de um discurso é constituído de diferentes vozes (enunciadores/pontos de vista) que compõem seus enunciados e a relação entre eles, assim como da posição assumida pelo locutor diante de cada uma delas.
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