Hashtag como elemento (des)organizador do discurso político

o caso de #quemmorreu no X-Twitter

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DLv18a2024-11

Palavras-chave:

Hashtags, Algoritmo, Ideologia, Derrisão, Rumor

Resumo

Este artigo, com base na Análise de Discurso Materialista (AD), discute o modo pelo qual as hashtags (des)organizam os discursos político-midiáticos no X-Twitter. O corpus construído para o presente gesto analítico foi elaborado em torno da hashtag #quemmorreu, desde sua enunciação primeira até suas retomadas em outras vinte e uma publicações. Alicerçado nos postulados metodológicos da AD, o estudo observou as regularidades entre as circulações da hashtag para compreender a estruturação algorítmica de seus efeitos de sentido pela forma como significa os discursos nas redes digitais. As análises levaram à compreensão de um efeito de rumor derrisório, atrelado à forma do discurso polêmico, que desestabiliza poderes políticos e midiáticos estabelecidos, reivindicando outros sentidos pela contenda ideológica algoritmicamente mediada pela disputa acerca de #quemmorreu.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gustavo Haiden de Lacerda, McGill University

Doutorando em Estudos da Comunicação na McGill University, Montreal. Mestre e Licenciado em Letras pela Universidade Estadual de Maringá.

Referências

BARONAS, R. Derrisão: um caso de heterogeneidade dissimulada. Polifonia, Cuiabá, n. 10, p. 99-111, 2005. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index-php/polifonia/article/view/1103.

BONNAFOUS, S. Sobre o bom uso da derrisão em Jean-Marie Le Pen. In: GREGOLIN, M. R. (org.). Mídia e discurso: a cultura do espetáculo. São Carlos: Claraluz Editora, 2003. p. 35-48.

LACERDA, G. H.; DI RAIMO, L. D. Só há like naquilo que falta (ou “Só há causa daquilo que falha). Diálogos Pertinentes, v. 16, n. Temático, p. 10-26, 2020.

MAINGUENEAU, D. Gênese dos discursos. Curitiba: Criar, 2005.

ORLANDI, E. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 1999.

ORLANDI, E. Terra à vista: discurso do confronto – velho e novo mundo. 2. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2008.

PAVEAU, M. A. “Hashtag”, Technologies discursives. Dictionnaire DADN, Carnet de recherche, 2013. Disponível em: https://technodiscours.hypotheses.org/488.

PÊCHEUX, M. O discurso: estrutura ou acontecimento. Campinas: Pontes, 1990.

PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas: Editora da Unicamp, 1995.

PÊCHEUX, M. As massas populares são um objeto inanimado? In: PÊCHEUX, M. Análise de Discurso: Michel Pêcheux. Textos escolhidos por Eni Orlandi. 4. ed. Campinas: Pontes, 2015a. p. 251-273.

PÊCHEUX, M. Foi “propaganda” mesmo que você disse? In: PÊCHEUX, M. Análise de Discurso: Michel Pêcheux. Textos escolhidos por Eni Orlandi. 4. ed. Campinas: Pontes, 2015b. p. 73-92.

PEQUENO, V. Nos subsolos de uma rede: sobre o ideológico no âmago do técnico. 2014. 102 f. Dissertação (mestrado em Divulgação Científica e Cultural) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2014.

SILVEIRA, J. Rumor(es) e humor(es) na circulação de hashtags do discurso político ordinário no Twitter. 2015. 210 f. Tese (doutorado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2015.

SILVEIRA, J. Rumores e hashtags: assuntos do momento? Observações sobre o discurso ordinário em espaços enunciativos informatizados. In: FERNANDES, C. B.; CASTRO, L. C. (org.). Linguagem em (Dis-)Curso: o espaço digital como lugar de produção de sentidos. Londrina: Syntagma Editores, 2019. p. 19-39.

TWITTER Brasil. Informações sobre os #AssuntosdoMomento. Twitter Blog. 2018. Disponível em: https://blog.twitter.com/pt_br/topics/product/2018/informacoes-sobre-os-assuntos-do-momento.

Downloads

Publicado

20.03.2024

Como Citar

LACERDA, G. H. de. Hashtag como elemento (des)organizador do discurso político: o caso de #quemmorreu no X-Twitter. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 18, p. e1811, 2024. DOI: 10.14393/DLv18a2024-11. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/71937. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Algoritmos e sistemas de inteligência artificial e(m) processos de produção de sentidos