A influência dos conhecimentos sobre o acento fonológico na acentuação gráfica
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL19-v9n3a2015-14Palabras clave:
Acento gráfico, Acento fonológico, Gramática normativaResumen
Esta pesquisa parte do princípio de que as regras de acentuação gráfica de grande maioria das palavras em português segue uma lógica simples: palavras com acento fonológico não marcado não recebem acento gráfico, enquanto palavras com acento fonológico marcado são graficamente acentuadas (COLLISCHONN, 2005). Este trabalho, então, visa a comparar os resultados apresentados em oficinas com metodologias distintas para o ensino da acentuação gráfica. A primeira baseou-se nas regras apresentadas em gramáticas normativas. Já a segunda mostra a mencionada lógica por trás da acentuação gráfica. Participaram das oficinas alunos de duas turmas de Ensino Médio. Estes deveriam acentuar pseudopalavras ao início e ao final de cada oficina. Foi realizada uma comparação individual, em que foram comparados os resultados de cada aluno ao início e ao final das oficinas, e uma comparação global com cada turma, ao início e ao final das oficinas. Houve uma melhora, não tão significativa quanto esperávamos, na oficina que mostra a lógica por trás da acentuação gráfica. Com este trabalho, ressaltamos a importância de se pensar em novas metodologias, que mostrem a lógica por trás de aspectos gramaticais e desvelem regras arbitrárias que não fazem sentido, restando aos alunos apenas as decorarem.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Domínios de Lingu@gem utiliza la licencia Creative Commons (CC) CC BY-NC-ND 4.0, preservando así la integridad de los artículos en un ambiente de acceso abierto. La revista permite al autor conservar los derechos de publicación sin restricciones.