Os efeitos da consciência morfológica na ampliação de vocabulário em estudantes aprendizes de língua inglesa em um curso de extensão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL47-v15n3a2021-8

Palavras-chave:

Consciência morfol´ógica, Vocabulário, Ensino, Língua inglesa, Língua adicional

Resumo

O objetivo desta pesquisa é verificar a relação entre o trabalho explícito com a consciência morfológica e a aquisição de vocabulário de alunos adolescentes aprendizes de inglês como língua adicional. Pesquisas como as de Jornlin (2015), Akbulut (2017) e Alsaeedi (2017), entre outras, mostram que a consciência morfológica tem um papel fundamental na aprendizagem de estudantes de inglês como língua adicional. Para atingir o objetivo da pesquisa, foi implementada uma intervenção organizada em torno de jogos e atividades lúdicas autorais. Participaram adolescentes matriculados em um curso de extensão do Núcleo de Línguas Adicionais da Universidade Federal do Pampa. A intervenção ocorreu durante um período de dez semanas, no primeiro semestre de 2019. Os resultados, obtidos a partir de pré-testes e pós-testes de consciência morfológica e vocabulário, apontam que os estudantes obtiveram ganhos em relação à consciência morfológica e ampliaram seus conhecimentos de vocabulário. Dessa maneira, a pesquisa sugere que a intervenção desempenhou um papel significativo no processo de ensino-aprendizagem de inglês como língua adicional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Camila da Luz Peralta, Universidade Federal do Pampa

Mestre pela Unipampa.

Taíse Simioni, Universidade Federal do Pampa

Professora Doutora da Unipampa.

Fernando Luis Dias, Universidade Federal do Pampa

Professor Doutor da Unipampa.

Referências

AKBULUT, F. Effects of morphological awareness on second language vocabulary knowledge. Journal of language and linguistic studies, n. 13, p. 10-26, 2017. Disponível em: https://www.jlls.org/index.php/jlls/article/view/458/268. Acesso em: 4 mar. 2018.

ALSAEEDI, W. The Role of Morphological Awareness in Vocabulary Acquisition in English of Saudi EFL Learners. TESOL Theses, v. 1, 2017. Disponível em: https://digitalcommons.spu.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1000&context=tesol_etd. Acesso em: 14 set. 2019.

BIRGISDOTTIR, F.; NUNES, T.; PRETZLIK, U.; BURMAN, D.; GARDNER, S.; BELL, D. An intervention program for teaching children about morphemes in the classroom: effects on spelling. In: NUNES, T.; BRYANT, P. (ed.). Improving Literacy by Teaching Morphemes. London and New York: Routledge Taylor & Francis Group, 2006. p. 104-120. DOI https://doi.org/10.4324/9780203969557

BRYANT, P.; NUNES, T. Morphemes and literacy: a starting point. In: NUNES, T.; BRYANT, P. (ed.). Improving Literacy by Teaching Morphemes. London and New York: Routledge Taylor & Francis Group, 2006. p. 3-34. DOI https://doi.org/10.4324/9780203969557

CARLISLE, J. Morphological aspects of language processing. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum, 1995.

DANCEY, C.; REIDY, J. Estatística Sem Matemática para Psicologia: Usando SPSS para Windows. Porto Alegre: Artmed, 2005.

FIGUEIREDO, D.; SILVA, J. Desvendando os mistérios do coeficiente de correlação de pearson (r). Revista Política Hoje, v. 18, n. 1, p. 115-146, 2009. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/politicahoje/article/viewFile/3852/3156. Acesso em: 12 set. 2019.

GUIMARÃES, S. B.; MOTA, M. M. P. E. da. Qual a contribuição da consciência morfológica das crianças na precisão de leitura de palavras e compreensão de texto no português? Estudos de Psicologia, v. 21, n. 3, p. 239-248, 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/epsic/v21n3/1413-294X-epsic-21-03-0239.pdf. Acesso em: 14 set. 2019. DOI https://doi.org/10.5935/1678-4669.20160023

HAKE, R. Interactive-engagement versus traditional methods: A six-thousand-students survey of mechanics test data for introductory physics courses. American Journal of Physics, v. 66, n. 1, p. 64-74, 1998. Disponível em: https://aapt.scitation.org/doi/10.1119/1.18809. Acesso em: 10 jul. 2019. DOI https://doi.org/10.1119/1.18809

JORNLIN, M. The Role of Morphological Awareness in Vocabulary Acquisition. Langues et Linguistique, n. 35, p. 57-63, 2015. Disponível em: https://www.lli.ulaval.ca/fileadmin/llt/fichiers/recherche/revue_LL/vol35/M.Jornlin.pdf. Acesso em: 06 set. 2019.

KIEFFER, M.; LESAUX, N. The role of derivational morphology in the reading comprehension of Spanish-speaking English language learners. Language & Literacy, n. 1, p. 783-804, set. 2007. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/226315913_The_role_of_morphology_in_the_reading_comprehension_of_Spanish-speaking_English_Language_Learners. Acesso em: 14 set. 2019. DOI https://doi.org/10.1007/s11145-007-9092-8

LONG, D.; RULE, A. Learning Vocabulary Through Morpheme Word Family. Journal of Authentic Learning, v. 1, p. 40-50, 2004. Disponível em: https://dspace.sunyconnect.suny.edu/handle/1951/398. Acesso em: 14 set. 2019.

McBRIDE-CHANG, C.; RICHARD, W.; MUSE, A.; CHOW, B.; SHU, H. The role of morphological awareness in children’s vocabulary acquisition in English. Applied Psycholinguistics, n. 26, p. 416-435, 2005. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/232004417_The_role_of_morphological_awareness_in_children's_vocabulary_acquisition_in_English. Acesso em: 12 set. 2019. DOI https://doi.org/10.1017/S014271640505023X

MCLEAN, S.; KRAMER, B. The creation and validation of a listening vocabulary levels test. Language Teaching Research, n. 1, p. 1- 11, 2015. Disponível em: https://www.lextutor.ca/tests/levels/recognition/nvlt/paper.pdf. Acesso em 12: set. 2019.

NAGY, W. Metalinguistic awareness and the vocabulary-comprehension connection. In: WAGNER, R. K.; MUSE, A. E.; TANNENBAUM, K. R. (ed.). Vocabulary acquisition: Implications for reading comprehension. New York, NY: The Guilford Press, 2007. p. 52-77.

NATION, P. Teaching and Learning Vocabulary. Boston, Massachusetts: Heinle & Heinle Publishers, 1990.

NUNES, C. O Lúdico na Aquisição da Segunda Língua. Entre Línguas, n. 1, p. 20-45, 2004. Disponível em: http://www.linguaestrangeira.pro.br/artigos_papers/ludico_linguas.html. Acesso em: 10 jan. 2019.

NUNES, T.; BRYANT, P. (ed.). Improving Literacy by Teaching Morphemes. London and New York: Routledge Taylor & Francis Group, 2006. DOI https://doi.org/10.4324/9780203969557

PERALTA, C. da L. Os efeitos da consciência morfológica na ampliação de vocabulário em estudantes aprendizes de língua inglesa de um curso de extensão. 2019. 125 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Línguas) – Universidade Federal do Pampa, Bagé, 2019. Disponível em: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4759. Acesso em: 03 mar. 2020.

RODRIGUES, D. Um olhar crítico sobre o ensino de vocabulário em contextos de inglês como língua estrangeira. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 45, p. 55-73, 2006. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8639422/7016. Acesso em: 13 set. 2019. DOI https://doi.org/10.1590/S0103-18132006000100004

SADIKIN, I. S. The use of webquest for teaching English vocabulary in an EFL young learners context. Prosiding ICTTE FKIP UNS, v. 1, n. 1, p. 403-410, 2016. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/3b46/4bee0d1a57c3c083712da115e4c30db06290.pdf?_ga=2.56368043.1891115969.1568918902-1110544647.1568485914. Acesso em: 19 set. 2019.

SCHMITT, N. Vocabulary in language teaching. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.

SOKMEN, A. Current Trends in Teaching Second Language Vocabulary. In: SCHIMITT, N.; McCARTHY, M. (ed.). Vocabulary: Description, Acquisition and Pedagogy. Austrália: Cambridge University Press, 1997. p. 237-258. Disponível em: http://catdir.loc.gov/catdir/samples/cam031/97042211.pdf. Acesso em: 19 set. 2019.

TOGATOROP, E. Teaching Writing with a Web Based Collaborative Learning. International Journal of Economics and Financial Issues, v. 5, p. 247-256, 2015. Disponível em: https://www.econjournals.com/index.php/ijefi/article/view/1365/pdf. Acesso em: 19 set. 2019.

WYSOCKI, K.; JENKINS, J. Deriving word meanings through morphological generalization. Reading Research Quartely, n. 1, p. 66-81, 1987. DOI https://doi.org/10.2307/747721

ZHANG, D.; KODA, K. Contribution of morphological awareness and lexical inferencing ability to L2 vocabulary knowledge and reading comprehension among advanced EFL learners: testing direct and indirect effects. Reading and Writing, v. 25, n. 25, p. 1195-1216, 2012. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/225720902_Contribution_of_morphological_awareness_and_lexical_inferencing_ability_to_L2_vocabulary_knowledge_and_reading_comprehension_among_advanced_EFL_learners_Testing_direct_and_indirect_effects. Acesso em: 16 mar. 2018. DOI https://doi.org/10.1007/s11145-011-9313-z

ZHANG, D.; KODA, K. Morphological awareness and reading comprehension in a foreign language: A study of young Chinese EFL learners. System, v. 41, n. 4, p. 901-913, 2013. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/259127141_Morphological_awareness_and_reading_comprehension_in_a_foreign_language_A_study_of_young_Chinese_EFL_learners. Acesso em: 16 mar. 2018. DOI https://doi.org/10.1016/j.system.2013.09.009

YÜCEL-KOÇ, M. The role of morphological awareness in academic vocabulary and reading comprehension skills of adult ESL learners. Seattle: Seattle Pacific University, 2015.

ZILLES, M. O ensino e aquisição de vocabulário em contexto de instrução de língua estrangeira. 2001. 192 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/25234/000301157.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 06 set. 2019.

Downloads

Publicado

13.08.2021

Como Citar

PERALTA, C. da L. .; SIMIONI, T. .; DIAS, F. L. . Os efeitos da consciência morfológica na ampliação de vocabulário em estudantes aprendizes de língua inglesa em um curso de extensão. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 15, n. 3, p. 834–867, 2021. DOI: 10.14393/DL47-v15n3a2021-8. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/53746. Acesso em: 26 jul. 2024.