Os efeitos da consciência morfológica na ampliação de vocabulário em estudantes aprendizes de língua inglesa em um curso de extensão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL47-v15n3a2021-8

Palavras-chave:

Consciência morfol´ógica, Vocabulário, Ensino, Língua inglesa, Língua adicional

Resumo

O objetivo desta pesquisa é verificar a relação entre o trabalho explícito com a consciência morfológica e a aquisição de vocabulário de alunos adolescentes aprendizes de inglês como língua adicional. Pesquisas como as de Jornlin (2015), Akbulut (2017) e Alsaeedi (2017), entre outras, mostram que a consciência morfológica tem um papel fundamental na aprendizagem de estudantes de inglês como língua adicional. Para atingir o objetivo da pesquisa, foi implementada uma intervenção organizada em torno de jogos e atividades lúdicas autorais. Participaram adolescentes matriculados em um curso de extensão do Núcleo de Línguas Adicionais da Universidade Federal do Pampa. A intervenção ocorreu durante um período de dez semanas, no primeiro semestre de 2019. Os resultados, obtidos a partir de pré-testes e pós-testes de consciência morfológica e vocabulário, apontam que os estudantes obtiveram ganhos em relação à consciência morfológica e ampliaram seus conhecimentos de vocabulário. Dessa maneira, a pesquisa sugere que a intervenção desempenhou um papel significativo no processo de ensino-aprendizagem de inglês como língua adicional.

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Biografia do Autor

Camila da Luz Peralta, Universidade Federal do Pampa

Mestre pela Unipampa.

Taíse Simioni, Universidade Federal do Pampa

Professora Doutora da Unipampa.

Fernando Luis Dias, Universidade Federal do Pampa

Professor Doutor da Unipampa.

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Publicado

13-08-2021

Como Citar

PERALTA, C. da L. .; SIMIONI, T. .; DIAS, F. L. . Os efeitos da consciência morfológica na ampliação de vocabulário em estudantes aprendizes de língua inglesa em um curso de extensão. Domínios de Lingu@gem, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 834–867, 2021. DOI: 10.14393/DL47-v15n3a2021-8. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/53746. Acesso em: 10 ago. 2022.

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