Abordagem crítica no ensino de língua inglesa para a Educação de Jovens e Adultos

análise de um livro didático

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DLv18a2024-52

Palavras-chave:

Letramento crítico, Material didático, Educação de Jovens e Adultos, Ensino de Língua Inglesa

Resumo

Neste artigo, embasados nos pressupostos teóricos do Letramento Crítico (LC), analisamos atividades do livro didático Eja Moderna: Educação de Jovens e Adultos para o trabalho com a Língua Inglesa na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e problematizamos se e em que medida essas podem encorajar a criticidade dos sujeitos discentes. Como metodologia para análise do corpus, valemo-nos das reflexões teórico-metodológicas foucaultianas (Foucault, 2020) a respeito da noção de enunciado e das quatro características da função enunciativa, as quais são mobilizadas em diálogo com os pressupostos do Letramento Crítico. Os resultados de nossa análise apontam que o material em exame traz poucas possibilidades para o professor trabalhar segundo uma abordagem crítica em aulas de língua inglesa. Por essa razão, sugerimos entradas, por meio do material, para que o professor possa estimular a capacidade dos alunos de se tornarem agentes.

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Biografia do Autor

César Morais Rosa, UFU

Mestrando, sendo bolsista da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). 

Fernanda Costa Ribas, UFU

Doutorado em Estudos Linguísticos, na área de Linguística Aplicada, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professora no Curso de Licenciatura em inglês e literaturas de língua inglesa do Instituto de Letras e Linguística (ILEEL) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

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Publicado

21.10.2024

Como Citar

ROSA, C. M.; RIBAS, F. C. Abordagem crítica no ensino de língua inglesa para a Educação de Jovens e Adultos: análise de um livro didático. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 18, p. e1852, 2024. DOI: 10.14393/DLv18a2024-52. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/74299. Acesso em: 21 nov. 2024.