Abordagem crítica no ensino de língua inglesa para a Educação de Jovens e Adultos
análise de um livro didático
DOI:
https://doi.org/10.14393/DLv18a2024-52Palavras-chave:
Letramento crítico, Material didático, Educação de Jovens e Adultos, Ensino de Língua InglesaResumo
Neste artigo, embasados nos pressupostos teóricos do Letramento Crítico (LC), analisamos atividades do livro didático Eja Moderna: Educação de Jovens e Adultos para o trabalho com a Língua Inglesa na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e problematizamos se e em que medida essas podem encorajar a criticidade dos sujeitos discentes. Como metodologia para análise do corpus, valemo-nos das reflexões teórico-metodológicas foucaultianas (Foucault, 2020) a respeito da noção de enunciado e das quatro características da função enunciativa, as quais são mobilizadas em diálogo com os pressupostos do Letramento Crítico. Os resultados de nossa análise apontam que o material em exame traz poucas possibilidades para o professor trabalhar segundo uma abordagem crítica em aulas de língua inglesa. Por essa razão, sugerimos entradas, por meio do material, para que o professor possa estimular a capacidade dos alunos de se tornarem agentes.
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