Base Nacional Comum Curricular e o ensino de língua inglesa

refletindo sobre cidadania, diversidade e criticidade à luz do letramento crítico

Autores

  • Fernanda Costa Ribas UFU

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL35-v12n3a2018-15

Palavras-chave:

BNCC, Cidadania, Criticidade, Letramento crítico, Ensino de língua inglesa

Resumo

Amparada nos pressupostos do letramento crítico (MONTE MÓR, 2013, 2014, 2015; MONTE MÓR; MORGAN, 2014; ROCHA, 2014; ROCHA; MACIEL, 2015), analiso, neste artigo, os pressupostos pedagógicos que embasam a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no que diz respeito ao ensino de língua inglesa. Utilizo como recurso metodológico o software de análise lexical AntConc, o qual foi empregado em minha análise para buscar conceitos de indivíduo e sociedade atrelados aos processos de ensinar e aprender a língua inglesa no referido documento. Resultados dessa análise apontam para descompassos e limitações nas concepções que permeiam a BNCC, principalmente quanto ao que se entende por cidadania, criticidade e diversidade, que trazem implicações e desdobramentos para a formação dos aprendizes em língua inglesa. Defendo como o letramento crítico pode ser empregado de forma a ressignificar as concepções depreendidas na BNCC.

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Biografia do Autor

Fernanda Costa Ribas, UFU

graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista de São José do Rio Preto (2002) e doutorado em Estudos Lingüísticos, área de Lingüística Aplicada também pela Unesp (2008). Doutorado sanduíche (Capes) em Educação pela Universidade de Maryland (2007). Professora associada na Universidade Federal de Uberlândia, onde trabalha na área de língua inglesa, metodologias de ensino e estágio supervisionado. Tem atuado principalmente nos seguintes temas: motivação, ansiedade, crenças, autocrenças, tecnologias, letramentos, ensino de inglês nas escolas públicas e formação de professores.

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Publicado

21.09.2018

Como Citar

RIBAS, F. C. Base Nacional Comum Curricular e o ensino de língua inglesa: refletindo sobre cidadania, diversidade e criticidade à luz do letramento crítico. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 12, n. 3, p. 1784–1824, 2018. DOI: 10.14393/DL35-v12n3a2018-15. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/40608. Acesso em: 7 nov. 2024.