Lematização de expressões idiomáticas em dicionários escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DLv19a2025-38

Palavras-chave:

Fraseologia, Fraseografia, Expressões Idiomáticas, Lexicografia Pedagógica, Dicionário Escolar

Resumo

Dentre o universo lexical da língua portuguesa, destacamos a aprendizagem das unidades fraseológicas (UF), sobretudo as expressões idiomáticas (EI), por constituírem unidades lexicais complexas, cujo significado global não corresponde à soma individual dos componentes da expressão, causando, assim, possíveis dúvidas aos consulentes. Considerando a importância do dicionário escolar como material didático funcional no processo de ensino e de aprendizagem das EI é que nos propusemos a desenvolver este trabalho. Desse modo, este artigo tem por objetivo apresentar resultados da análise que realizamos sobre a lematização dispensada às EI em dois dicionários escolares do tipo 4 do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD/2012), a saber: Aulete (Geiger, 2011) e Unesp (Borba, 2011).Para tanto, ao orientarmo-nos por princípios teóricos e metodológicos da Lexicografia Pedagógica, da Fraseologia e da Fraseografia, em especial nas contribuições de Corpas Pastor (1996), Santamaría Pérez (2000) Xatara (1998), Olímpio de Oliveira Silva (2011), Krieger (2011), Ortíz Álvarez (2000; 2011), Welker (2011), Rodrigues-Pereira (2020), entre outros, estabelecemos os seguintes objetivos específicos: i) examinar as informações acerca do registro das EI no  frot matter dos dois dicionários, como forma de verificar se há coerência entre as informações disponíveis nesta parte das obras e os registros na macroestrutura; ii) verificar se há registros de variantes e elementos do contorno das EI e se houver de que forma são apresentadas nas obras analisadas; e iii) comparar a lematização das EI registradas nos dois repertórios lexicográficos selecionados para a análise, com vistas a identificar parâmetros para o registro das EI. As análises evidenciam heterogeneidade na lematização das expressões, com diferentes estratégias de seleção para inserção da EI na microestrutura. Ambos os dicionários incluem variantes e elementos do contorno, mas com procedimentos distintos, o que impacta na identificação dos componentes fixos e variáveis. Tanto pelas análises realizadas, como pela revisão bibliográfica, identificamos que o tratamento lexicográfico referente às EI ainda carece de mais reflexões metalexicográficas que venham a possibilitar repertórios lexicográficos organizados de forma mais didática.

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Biografia do Autor

  • Simone Marques dos Santos Ribeiro, UFMS

    Doutoranda em Estudos de Linguagens pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (UFMS/PPGEL/FAALC).

  • Renato Rodrigues-Pereira, UFMS

    Professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Três Lagoas. Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho".

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Publicado

01.09.2025

Como Citar

RIBEIRO, Simone Marques dos Santos; RODRIGUES-PEREIRA, Renato. Lematização de expressões idiomáticas em dicionários escolares. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 19, p. e019038, 2025. DOI: 10.14393/DLv19a2025-38. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/78601. Acesso em: 5 dez. 2025.

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