Entrevista de Emanuela Cresti e Massimo Moneglia

Autores

  • Tommaso Raso UFMG
  • Maryualê Malvessi Mittmann

Palavras-chave:

Linguística Geral, Língua Falada, Língua Escrita

Resumo

Entrevista foi realizada em duas diferentes conversas via Skype no mês de outubro 2013. As perguntas de partida para a discussão foram cinco, gerando assim cinco núcleos de discussão: a primeira parte da entrevista visa a enfrentar as diferenças de fundo entre a linguagem veiculada pela fala e pela escrita; a segunda tenta investigar o porquê de a tradição linguística ter tido dificuldades em perceber essas diferenças; a terceira se concentra nos méritos e nos limites da tradição lógico-formal na análise da linguagem, com particular atenção ao estudo do conceito de ilocução; a quarta, e última parte da entrevista, concentra-se no diferente papel da sintaxe na fala e na escrita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Tommaso Raso, UFMG

Prof. Titular em Linguística na UFMG. Foi professor associado Teaching Associate na UCLA e professor Associado na Università di Venezia. Coordena o projeto C-ORAL-BRASIL dentro um acordo institucional com a Università di Firenze.

Maryualê Malvessi Mittmann

Doutora em Estudos LinguÍsticos pela UFMG. Atuação na linguística de corpus com pesquisa sobre a língua falada com ênfase na relação entre prosódia e estrutura da informação.

Downloads

Publicado

20.12.2013

Como Citar

RASO, T.; MITTMANN, M. M. Entrevista de Emanuela Cresti e Massimo Moneglia. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 7, n. 2, p. 383–410, 2013. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/24320. Acesso em: 22 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.