Nomes de urna e nomes parlamentares de vereadores da Câmara Municipal de Ouro Preto

Autores

  • Eduardo Tadeu Roque Amaral Universidade Federal de Minas Gerais
  • Verônica Barçante Machado Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.14393/Lex1-v1n1a2015-4

Palavras-chave:

Antroponímia, Nomes de urna, Nomes parlamentares

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar um conjunto de antropônimos dos vereadores da Câmara Municipal de Ouro Preto (CMOP). Observa-se a formação dos nomes de urna e dos nomes parlamentares desses políticos, bem como a relação de tais nomes com os apelidos dos seus portadores. Para a definição dos nomes de urna e dos nomes parlamentares, são observados os dispositivos normativos do ordenamento jurídico brasileiro e, para a análise, são adotados pressupostos teóricos da Antroponímia (AMARAL, 2011; BAJO PÉREZ, 2002 e 2008; VAN LANGENDONK, 2007). O corpus do trabalho, constituído por antropônimos dos vereadores das legislaturas iniciadas no período de 1989 a 2013, foi coletado em bancos de dados do Tribunal Superior Eleitoral e da CMOP. Os resultados revelam uma diversidade grande na formação dos antropônimos dos legisladores. Verifica-se que os nomes de urnas tendem a manter as formas antroponímicas pelas quais os candidatos são conhecidos na cidade, sejam elas hipocorísticas ou apelidos. Com respeito aos nomes parlamentares, observa-se que, pelo motivo de não haver uma norma que regulamente sua seleção pelos vereadores eleitos, vários parlamentares conservam os diferentes apelidos que recebiam em momentos pré-eleitorais. A análise permitiu atestar ainda uma grande importância dos apelidos na vida política dos parlamentares da CMOP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Tadeu Roque Amaral, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor adjunto da UFMG. Licenciado em Língua Portuguesa e em Língua Espanhola pela UFMG, mestre em Estudos Linguísticos pela mesma instituição e doutor em Letras pela USP.

Verônica Barçante Machado, Universidade Federal de Ouro Preto

Licenciada em Língua Portuguesa e bacharel em Estudos Linguísticos pela UFOP. Mestre em Letras (Estudos da Linguagem) também pela UFOP.

Downloads

Publicado

15-02-2016

Como Citar

Amaral, E. T. R., & Machado, V. B. (2016). Nomes de urna e nomes parlamentares de vereadores da Câmara Municipal de Ouro Preto. Revista GTLex, 1(1), 52–65. https://doi.org/10.14393/Lex1-v1n1a2015-4

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)