Nomes de urna e nomes parlamentares de vereadores da Câmara Municipal de Ouro Preto
DOI:
https://doi.org/10.14393/Lex1-v1n1a2015-4Palavras-chave:
Antroponímia, Nomes de urna, Nomes parlamentaresResumo
Este artigo tem como objetivo analisar um conjunto de antropônimos dos vereadores da Câmara Municipal de Ouro Preto (CMOP). Observa-se a formação dos nomes de urna e dos nomes parlamentares desses políticos, bem como a relação de tais nomes com os apelidos dos seus portadores. Para a definição dos nomes de urna e dos nomes parlamentares, são observados os dispositivos normativos do ordenamento jurídico brasileiro e, para a análise, são adotados pressupostos teóricos da Antroponímia (AMARAL, 2011; BAJO PÉREZ, 2002 e 2008; VAN LANGENDONK, 2007). O corpus do trabalho, constituído por antropônimos dos vereadores das legislaturas iniciadas no período de 1989 a 2013, foi coletado em bancos de dados do Tribunal Superior Eleitoral e da CMOP. Os resultados revelam uma diversidade grande na formação dos antropônimos dos legisladores. Verifica-se que os nomes de urnas tendem a manter as formas antroponímicas pelas quais os candidatos são conhecidos na cidade, sejam elas hipocorísticas ou apelidos. Com respeito aos nomes parlamentares, observa-se que, pelo motivo de não haver uma norma que regulamente sua seleção pelos vereadores eleitos, vários parlamentares conservam os diferentes apelidos que recebiam em momentos pré-eleitorais. A análise permitiu atestar ainda uma grande importância dos apelidos na vida política dos parlamentares da CMOP.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
CC BY-NC-ND 4.0: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.