Discussão de demandas cognitivas de tarefas matemáticas: as resoluções de dois estudantes do 2º ano do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.14393/BEJOM-v4-2023-69544Palavras-chave:
Desenvolvimento Curricular, Demandas Cognitivas, Raciocínios MatemáticosResumo
O artigo orienta-se pelo objetivo de discutir as resoluções de tarefas que envolvem Função Polinomial do 1º Grau, realizadas por dois estudantes do Ensino Médio de uma escola da rede estadual de ensino de Minas Gerais. O referencial teórico reporta-se às demandas cognitivas como eixo organizador do currículo de Matemática, bem como aos raciocínios mobilizados pelos estudantes. A análise possibilitou identificar que eles apresentam raciocínios diferentes ao resolver tarefas que demandam alta cognição. As resoluções de um deles evidenciam a mobilização de raciocínios com baixa cognição, o que pode ser interpretado como ausência de compreensão da tarefa e de conceitos; as resoluções de outro mostram a mobilização de raciocínios mais complexos. Tais resultados exigem dos professores conhecimentos relativos aos tipos de raciocínios ao ler, interpretar, avaliar e selecionar tarefas em materiais curriculares ao criar situações de aprendizagem com vistas a possibilitar a formação de conceitos e a mobilização de variados raciocínios.
Downloads
Referências
ANDREATTA, C.; ALLEVATO, N. S. G. Aprendizagem matemática através da elaboração de problemas em uma escola comunitária rural. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 4, n. 10, p. 1-23, 2020.
FIGUEIREDO, S. A.; COSTA, N. M. L.; LLINARES, S. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 5, n. 11, p. 1-23, 2021.
JANUARIO, G. Desenvolvimento curricular em Matemática a partir de projetos integradores: estudo com professoras em formação inicial. Boletim online de Educação Matemática, Florianópolis, v. 10, n. 19, p. 44-62, fev./2022.
OLIVEIRA, S. A.; REZENDE, D. P. L.; REIS, A. R. G.; CARNEIRO, R. F. Vivências de professoras dos Anos Iniciais no trabalho com a resolução de problemas em uma formação continuada. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 5, n. 11, p. 1-27, 2021.
PENALVA,M.C.; LLINARES,S. Tarefas Matemáticas en la Educación Secundaria. In: GOÑI, Jesus María. (Coord.). Didáctica de las Matemáticas. Barcelona: Graó, 2011, p. 27-51.
POSSAMAI, J. P.; ALLEVATO, N. S. G. Elaboração/Formulação/Proposição de Problemas em Matemática: percepções a partir de pesquisas envolvendo práticas de ensino. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 6, n. 12, p. 1-28, 2022.
RAFAEL, C. F. B.; GROENWALD, C. L. O. Análise de atividades matemáticas na perspectiva da BNCC e níveis de demandas cognitivas. In: CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 15, 2019, Medellin. Anais da XV CIAEM. Medellin: CIAEM, 2019, p. 1-10.
REMILLARD, J. T.; KIM, O. Elementary Mathematics curriculum materials: de- signs for student learning and Teacher enactment. Cham [Suiça]: Springer, 2020.
REZENDE, A. A.; SILVA-SALSE, A. R. Utilização da aprendizagem baseada em problemas (ABP) para o desenvolvimento do pensamento crítico (PC) em Matemática: uma revisão teórica. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 5, n. 11, p. 1-21, 2021.
STEIN, M. K.; SMITH, M. S. Mathematical tasks as a framework for reflection: from research to practice. Mathematics Teaching in the Middle School, v. 3, n. 5, p. 344-350, jan. 1998.
STEIN, M. K; SMITH, M. S. Tarefas matemáticas como quadro para a reflexão: da investigação à prática. Educação e Matemática, Lisboa, n. 105, p. 22-28, 2009.
UTIMURA, G. Z.; BORELLI, S. S.; CURI, E. Lesson Study (Estudo de Aula) em diferentes países: uso, etapas, potencialidades e desafios. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 4, n. 10, p. 1-16, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cléia Ferreira Niz Rocha, Jackelany de Souza França Durães Machado, Gilberto Januario
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Os artigos publicados são licenciados sob a versão CreativeCommons CCBY-NC/4.0. Ao enviar o material para publicação, os autores estarão automaticamente abrindo mão de seus direitos autorais, concordando com as diretrizes editoriais do periódico e assumindo que o texto foi devidamente revisado. A submissão simultânea de artigos a outras revistas é proibida, e, é também proibida a tradução de artigos publicados no periódico para outro idioma sem a devida autorização.