Um estudo sobre a resolução de problemas com alunos surdos
DOI:
https://doi.org/10.14393/BEJOM-v2-n3-2021-55642Palavras-chave:
Resolução de problemas. Libras. Interpretação de problemas. Educação Matemática inclusiva.Resumo
Este trabalho analisou que elementos se revelam durante a resolução de problemas em formato vídeo gravado para Libras e em Língua Portuguesa escrita por alunos surdos. O caminho escolhido para o desenvolvimento deste trabalho tem caráter qualitativo e exploratório com estudo de caso, que permitiu investigar as contribuições possibilitadas pelo uso da Língua Brasileira de Sinais na Resolução de Problemas e compreender as principais dificuldades de alunos surdos em atividades de Resolução de Problemas sem o uso da Libras. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada com 3 (três) alunos, do 9º ano, de uma escola que atende exclusivamente surdos e também, por meio da aplicação de uma prova com problemas matemáticos para os mesmos participantes, em duas fases: na primeira, o aluno recebeu a prova em Língua Portuguesa e, na segunda, em Libras, cujo o objetivo foi descobrir as contribuições da Língua Brasileira de Sinais na interpretação de problemas matemáticos por alunos surdos. Os resultados apresentados indicaram que é irrelevante o problema ser proposto em Língua Portuguesa ou em Libras, pois os participantes apresentaram dificuldades na interpretação matemática do problema, bem como no conteúdo matemático relacionado. Portanto, mostrou-se necessário um ensino de Matemática adequado aos surdos e com abordagens metodológicas diferenciadas e próprias a este público.
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