Um estudo sobre a resolução de problemas com alunos surdos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/BEJOM-v2-n3-2021-55642

Palavras-chave:

Resolução de problemas. Libras. Interpretação de problemas. Educação Matemática inclusiva.

Resumo

Este trabalho analisou que elementos se revelam durante a resolução de problemasem formato vídeo gravado para Libras e em Língua Portuguesa escrita por alunos surdos.O caminho escolhido para o desenvolvimento deste trabalho tem caráter qualitativo e ex-ploratório com estudo de caso, que permitiu investigar as contribuições possibilitadas pelouso da Língua Brasileira de Sinais na Resolução de Problemase compreender as principaisdificuldades de alunos surdos em atividades de Resolução de Problemas sem o uso da Li-bras. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada com 3 (três) alunos,do 9oano, de uma escola que atende exclusivamente surdos da região norte do Paraná etambém por meio da aplicação de uma prova com problemas matemáticos para os mesmosparticipantes. A última se deu em duas fases: na primeira, o aluno recebeu a prova em Lín-gua Portuguesa e, na segunda, em Libras, cujo o objetivo foi descobrir as contribuições daLíngua Brasileira de Sinais na interpretação de problemas matemáticos por alunos surdos.Os resultados apresentados indicaram que é irrelevante o problema ser proposto em LínguaPortuguesa ou em Libras, pois os participantes apresentaram dificuldades na interpreta-ção matemática do problema, bem como no conteúdo matemáticorelacionado. Portanto,mostrou-se necessário um ensino de Matemática adequado aossurdos e com abordagensmetodológicas diferenciadas e próprias a esse público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andresa Maria Justulin, UTFPR/CP

Possui graduação em Licenciatura em Matemática (2004) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho /Bauru (SP), mestrado em Educação Para a Ciência (2009) pela mesma universidade e doutorado em Educação Matemática (2014) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/ Rio Claro (SP). Atualmente é Professora Adjunta na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Cornélio Procópio, atuando no curso de Licenciatura em Matemática e no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PPGMAT). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Resolução de Problemas, Formação de Professores, atitudes e ensino de Matemática. (Fonte: Currículo Lattes)

Referências

ALMEIDA, M. F. O. A importância da comunicação em LIBRAS na vidadas pessoas surdas. In: Portal Educação. Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/22074/a-importancia-da-comunicacao-em-Libras-na-vida-das-pessoas-surdas. Acesso em 26 set. 2016.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto, 1994.

BORGES, F. A; NOGUEIRA, C. M. I. Um panorama da inclusão deestudantes surdos nas aulas de matemática. In: NOGUEIRA, C. M. I. (ORG.). Surdez, Inclusão e Matemática. Curitiba: CRV, p. 43-70, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. (3o e 4o ciclos do ensino fundamental). Brasília: MEC, 1998. Disponível em http://cptstatic.s3.amazonaws.com/pdf/cpt/pcn/volume-03-matematica.pdf

BRITO, L. F. A Língua Brasileira de Sinais. 1998, 64p. Disponível em: https://www.librasgerais.com.br/materiais-inclusivos/downloads/gramatica-libras.pdf. Acesso em: 30 jan 2019.

LUPINACCI, M. L. V. e BOTIN, M. L. M. Resolução de problemas no ensino de matemática. In: ANAIS DO VIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÂO MATEMÀTICA, Recife, 2004. p. 1-5. Disponível em :http://www.sbembrasil.org.br/files/viii/pdf/02/MC18361331034.pdf.

MOURA, M. C. Surdez e linguagem. In: LACERDA, C. B. F; SANTOS, L. F. (ORG.). Tenho um aluno surdo, e agora?Introdução à LIBRAS e educação desurdos. São Carlos: EdUFSCar, p. 13-26, 2014.

NETO, M. O. T. Os significados produzidos por estudantes durante a resolução de problemas em Matemática. Disponível em: http://www.sbem.com.br/files/ix_enem/Comunicacao_Cientifica/Trabalhos/CC15493997215T.rtf. Acesso em: 29 mai 2018.

NOGUEIRA, C. M. I; ZANQUETA, M. E. M. T. Surdez, Bilinguismo e o EnsinoTradicional da Matemática. In: NOGUEIRA, C. M. I (ORG.). Surdez, Inclusão e Matemática. Curitiba: CRV, p. 23-41, 2013.

POLYA, G. A arte de resolver problemas. Tradução de Heitor Lisboa de Araújo. Rio de Janeiro: Editora Interciência, 2006.

ROCHA, L. R. M. O que dizem surdos e gestores sobre vestibulares em Libraspara ingresso em Universidades Federais. 2015. 127 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Especial), Universidade Federal de São Carlos. SãoCarlos: UFSCar, 2015. p.125.

SILVA, J. A. F. Refletindo sobre as dificuldades de aprendizagem na Matemática: algumas considerações. Dissertação (Trabalho de Conclusão de Curso) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2005. 11p. Disponível em: https://www.ucb.br/sites/100/103/TCC/22005/JoseAugustoFlorentinodaSilva.pdf.

Downloads

Publicado

2020-12-22

Como Citar

MARTINS, A. B. de O.; JUSTULIN, A. M. Um estudo sobre a resolução de problemas com alunos surdos. BRAZILIAN ELECTRONIC JOURNAL OF MATHEMATICS, Uberlândia, v. 2, n. 3, p. 21–36, 2020. DOI: 10.14393/BEJOM-v2-n3-2021-55642. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/BEJOM/article/view/55642. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Educação Matemática