Um estudo sobre a resolução de problemas com alunos surdos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/BEJOM-v2-n3-2021-55642

Palavras-chave:

Resolução de problemas. Libras. Interpretação de problemas. Educação Matemática inclusiva.

Resumo

Este trabalho analisou que elementos se revelam durante a resolução de problemas em formato vídeo gravado para Libras e em Língua Portuguesa escrita por alunos surdos. O caminho escolhido para o desenvolvimento deste trabalho tem caráter qualitativo e exploratório com estudo de caso, que permitiu investigar as contribuições possibilitadas pelo uso da Língua Brasileira de Sinais na Resolução de Problemas e compreender as principais dificuldades de alunos surdos em atividades de Resolução de Problemas sem o uso da Libras. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada com 3 (três) alunos, do 9º ano, de uma escola que atende exclusivamente surdos e também, por meio da aplicação de uma prova com problemas matemáticos para os mesmos participantes, em duas fases: na primeira, o aluno recebeu a prova em Língua Portuguesa e, na segunda, em Libras, cujo o objetivo foi descobrir as contribuições da Língua Brasileira de Sinais na interpretação de problemas matemáticos por alunos surdos. Os resultados apresentados indicaram que é irrelevante o problema ser proposto em Língua Portuguesa ou em Libras, pois os participantes apresentaram dificuldades na interpretação matemática do problema, bem como no conteúdo matemático relacionado. Portanto, mostrou-se necessário um ensino de Matemática adequado aos surdos e com abordagens metodológicas diferenciadas e próprias a este público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andresa Maria Justulin, UTFPR/CP

Possui graduação em Licenciatura em Matemática (2004) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho /Bauru (SP), mestrado em Educação Para a Ciência (2009) pela mesma universidade e doutorado em Educação Matemática (2014) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/ Rio Claro (SP). Atualmente é Professora Adjunta na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Cornélio Procópio, atuando no curso de Licenciatura em Matemática e no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PPGMAT). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Resolução de Problemas, Formação de Professores, atitudes e ensino de Matemática. (Fonte: Currículo Lattes)

Downloads

Publicado

2020-12-22

Como Citar

Justulin, A. M., & Martins, A. B. de O. (2020). Um estudo sobre a resolução de problemas com alunos surdos . BRAZILIAN ELECTRONIC JOURNAL OF MATHEMATICS, 2(3), 21–36. https://doi.org/10.14393/BEJOM-v2-n3-2021-55642

Edição

Seção

Artigos - Educação Matemática