Etnomatemática e EJA: contextos e práticas evidenciadas em experiências de vida
DOI:
https://doi.org/10.14393/BEJOM-v1-n2-2020-52913Palavras-chave:
EJA. Etnomatemática. Grandezas. Medidas. Zona rural.Resumo
É comum que alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), sobretudo aqueles de idade mais avançada, tenham algum tipo de experiência profissional ou vivência em meio rural, sendo este um possível fator condicionante para o seu abandono e atraso escolar. Neste contexto, podemos observar alguns conhecimentos próprios que estes alunos têm e que torna evidente a etnomatemática do saber-fazer, tão comum em suas próprias experiências de vida. Com base nesta perspectiva, este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com alunos de uma turma multisseriada do primeiro segmento da (EJA), de uma escola pública do município de Ituiutaba/MG. Para tanto, elencamos como principal objetivo um estudo de como a etnomatemática se evidencia nas vivências e experiências que estes alunos têm em meio rural, a partir da análise da transcrição dos discursos proferidos por eles. Isso é algo que foi possível por meio da realização de uma entrevista coletiva não estruturada e também pela metodologia de análise textual discursiva. Para tanto, utilizamos como elemento motivador para fomentar os diálogos, discussões e reflexões acerca do tema “grandezas e medidas”, a exibição de um vídeo didático intitulado “Matemática no sitio” da série “Matemática em toda parte”, da TV Escola. Os resultados obtidos apontam para a presença de conhecimentos informais acerca de grandezas e medidas e as suas relações com o Sistema Métrico Decimal.
Downloads
Referências
D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: arte ou técnica de explicar e conhecer. 4. ed. São Paulo: Ática, 1998.
FONSECA, M. da C. F. R. Educação Matemática de Jovens e Adultos: especificidades, desafios e contribuições. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. do C. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação. Bauru, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006.
XAVIER, F. J. R.; FREITAS, A. V. Saberes matemáticos e permanência na EJA. Revista Brasileira de Educação Básica. Belo Horizonte, v. 4, n. 12, p. 1-9, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 BRAZILIAN ELECTRONIC JOURNAL OF MATHEMATICS (BEJOM)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Os artigos publicados são licenciados sob a versão CreativeCommons CCBY-NC/4.0. Ao enviar o material para publicação, os autores estarão automaticamente abrindo mão de seus direitos autorais, concordando com as diretrizes editoriais do periódico e assumindo que o texto foi devidamente revisado. A submissão simultânea de artigos a outras revistas é proibida, e, é também proibida a tradução de artigos publicados no periódico para outro idioma sem a devida autorização.