O sermão, o hino e a ordem do dia: memórias de uma escola isolada rural
DOI:
https://doi.org/10.14393/BEJOM-v1-n1-2020-50125Palavras-chave:
Escola Rural, História Oral, História da Educação MatemáticaResumo
Neste artigo olhamos para as memórias de sujeitos vinculados a uma escola isolada rural, localizada no município de Bandeirantes, Norte do Estado do Paraná. A modalidade de escola aqui estudada, a Escola Isolada Rural, é uma experiência educacional pública do Estado do Paraná implantada por volta de 1930 e extinta na década de 1970, representa um número restrito no conjunto de escolas primárias rurais do Norte do Estado do Paraná. A fonte principal do estudo é constituída por entrevistas realizadas com uma professora e três ex-alunas da Casa Escolar Lourenço Ormenezze, mobilizando a História Oral como aporte teórico-metodológico. Os procedimentos metodológicos possibilitaram criar quatro narrativas por meio das entrevistas realizadas. A análise das fontes orais evidenciou como principais critérios norteadores, tais aspectos: são consideradas as exigências dos inspetores de ensino e os modos como essas exigências eram (ou não) encaminhadas pelas professoras e pela comunidade campesina, com o que se esboça um cenário sócio-histórico sobre o ensino das primeiras letras na zona rural do interior paranaense e, ainda, um caminhar sobre as estruturas físicas da escola até adentrar às concepções de sala de aula. Disso resulta uma percepção da necessidade de promover a igualdade de condições para que a comunidade rural pudesse experienciar as oportunidades que lhes eram prometidas, ou seja, o direito à educação.
Downloads
Referências
ESCOLANO, A. Arquitetura como programa. Espaço escola e currículo. In: ESCOLANO, A. e VIÑAO Frago, A. Currículo, espaço e subjetividade. A arquitetura como programa. Rio de Janeiro: DP& A Editora. Tradução Alfredo Veiga-Neto, 1998.
FARIA FILHO, L. M. de; VIDAL, D. G. Os Tempos e os espaços escolares no processo de institucionalização da escola primária no Brasil. In: Revista Brasileira de Educação, n.14, p. 28-41, 2000.
GARNICA, A. V. M. Analisando Imagens: um ensaio sobre a criação de fontes narrativas para compreender os Grupos Escolares. Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 23, n. 35, p. 75-100, 2010.
GARNICA, A. V. M. A experiência do labirinto: metodologia, história oral e educação matemática. São Paulo: Editora Unesp, 2008. 213 p.
GONZALES, K. G.; GARNICA, A.V. M. Explorando o conceito de ideologia: uma tentativa de aproximação entre Hermenêutica de Profundidade e História Oral. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica. Salvados, v. 4, n.10, p. 141-160, jan./abr. 2019.
LARROSA, J. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016. 175 p.
LOURENÇO, FILHO. Alguns aspectos da educação primária. Revista Brasileira de Estatística, Rio de Janeiro, n. 4, p. 649-664, out/dez., 1940.
PINTO, T. P. Produção de histórias na educação matemática: um exercício com os Projetos Minerva mobilizando texto ficcional e fotografias compósitas. Perspectivas da Educação Matemática, [s. l.], v. 8, número temático, p. 862-881, 2015.
PORTELLI, A. História oral como arte da escuta. São Paulo: Letra e Voz, 2016.
SOUZA, G. S. Memórias da primeira década de funcionamento da Casa Escolar Rural Lourenço Ormenezze: uma narrativa. 2017. 93f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Licenciatura em Matemática. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 2017
SOUZA, R. F. de. Lições da escola primária. In: SAVIANI, D. et al. (Org.). O legado educacional do século XX no Brasil. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2014. p. 101-152.
TIZZO, V. S. Mobilizações de narrativas na (e para a) Formação de Professores: potencialidades no (e a partir do) Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro-SP. 2019. 488 p.
WHITE, H. Trópicos do Discurso: ensaios sobre a crítica da cultura 1.ed. Tradução de Alípio Correia de Franca Neto. São Paulo: Edusp, 1994 (Ensaios de Cultura; 6).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Grasielly dos Santos de Souza, Mirian Maria Andrade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Os artigos publicados são licenciados sob a versão CreativeCommons CCBY-NC/4.0. Ao enviar o material para publicação, os autores estarão automaticamente abrindo mão de seus direitos autorais, concordando com as diretrizes editoriais do periódico e assumindo que o texto foi devidamente revisado. A submissão simultânea de artigos a outras revistas é proibida, e, é também proibida a tradução de artigos publicados no periódico para outro idioma sem a devida autorização.