O sermão, o hino e a ordem do dia: memórias de uma escola isolada rural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/BEJOM-v1-n1-2020-50125

Palavras-chave:

Escola Rural, História Oral, História da Educação Matemática

Resumo

Neste artigo olhamos para as memórias de sujeitos vinculados a uma escola isolada rural, localizada no município de Bandeirantes, Norte do Estado do Paraná. A modalidade de escola aqui estudada, a Escola Isolada Rural, é uma experiência educacional pública do Estado do Paraná implantada por volta de 1930 e extinta na década de 1970, representa um número restrito no conjunto de escolas primárias rurais do Norte do Estado do Paraná. A fonte principal do estudo é constituída por entrevistas realizadas com uma professora e três ex-alunas da Casa Escolar Lourenço Ormenezze, mobilizando a História Oral como aporte teórico-metodológico. Os procedimentos metodológicos possibilitaram criar quatro narrativas por meio das entrevistas realizadas. A análise das fontes orais evidenciou como principais critérios norteadores, tais aspectos: são consideradas as exigências dos inspetores de ensino e os modos como essas exigências eram (ou não) encaminhadas pelas professoras e pela comunidade campesina, com o que se esboça um cenário sócio-histórico sobre o ensino das primeiras letras na zona rural do interior paranaense e, ainda, um caminhar sobre as estruturas físicas da escola até adentrar às concepções de sala de aula. Disso resulta uma percepção da necessidade de promover a igualdade de condições para que a comunidade rural pudesse experienciar as oportunidades que lhes eram prometidas, ou seja, o direito à educação.

 

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Biografia do Autor

Grasielly dos Santos de Souza, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Cornélio Procópio (2017). Mestre em Ensino de Matemática (2019) pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campi Londrina/Cornélio Procópio. Trabalha com pesquisa em Educação Matemática, principalmente nos seguintes temas: História Oral, História da Educação Matemática e da Formação de Professores, Narrativas, Educação Rural e Escolas Rurais do Paraná. (Fonte: Currículo Lattes).

Mirian Maria Andrade, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduada em Licenciatura em Matemática pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Jacarezinho (2001-2004). Mestre em Educação Matemática (2008) e Doutora em Educação Matemática (2012), pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, campus de Rio Claro. Trabalha com pesquisa em Educação Matemática, sobretudo em História da Educação Matemática, Formação de Professores e Análise de textos escritos. Atualmente é professora adjunta do Departamento Acadêmico de Matemática (DAMAT) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Curitiba; docente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PPGMAT), UTFPR campi Cornélio Procópio e Londrina e do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET), UTFPR campus Curitiba. (Fonte: Currículo Lattes).

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Publicado

2020-01-02

Como Citar

SOUZA, G. dos S. de; ANDRADE, M. M. O sermão, o hino e a ordem do dia: memórias de uma escola isolada rural. BRAZILIAN ELECTRONIC JOURNAL OF MATHEMATICS, Uberlândia, v. 1, n. 1, p. 88–104, 2020. DOI: 10.14393/BEJOM-v1-n1-2020-50125. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/BEJOM/article/view/50125. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Educação Matemática