O devir do professor que ensina matemática em escolas multisseriadas do campo: afetos e subjetividades em jogo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/BEJOM-v5-2024-74242

Palavras-chave:

Educação do campo, cartografia, filosofia da diferença, professor de matemática, subjetividade

Resumo

A trajetória percorrida no bojo da Educação do Campo não é nova e nem recente, mas inaugura um novo paradigma de consciência na luta por políticas públicas que garantam aos trabalhadores do campo alguns direitos, como o direito à educação e a uma escola viva onde os saberes camponeses sejam respeitados e valorizados. Nesse sentido, com o presente trabalho, buscamos compreender a constituição de si e de suas subjetividades acerca do sujeito docente que adentra o território da Educação do Campo. Esse jogo foi muito importante por observarmos os passes e jogadas que serviram de pontapé para jogos futuros de novos estudos mais aprofundados na área da matemática na Educação do Campo, visto que os alguns professores demonstram, através dos mapas narrativos, apego a uma matemática praticada e voltada para escola urbana. Trata-se de um texto que converge para os estudos de Deleuze e Guattari, os quais apontam a Filosofia da Diferença como cerceada de multiplicidade, singularidade, devir, alteridade e subjetividade. Logo, consideramos estes aspectos ao estudar o professor. Utilizamos os conceitos devir, rizoma, subjetivação, dispositivo, fora, corpo vibrátil, cartografia, linhas de forças e territórios, por serem compatíveis com a expressão das emoções a partir de vibrações corpóreas.

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Biografia do Autor

Lucilio Halter Sobral Mendes, Universidade Federal de Pernambuco

Licenciado em Pedagogia pelo ISEP, pós-graduado em psicopedagogia Clínica e Institucional – CEPAI, Mestre em Educação Matemática do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemática – UFPE/CAA.

Simone Moura Queiroz, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação Matemática pela UNESP - Rio Claro; Mestre em Ensino das Ciências e Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - Recife; Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Católica de Pernambuco - Recife; Graduada em Licenciatura plena em Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - Recife.

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Publicado

2024-12-24

Como Citar

MENDES, L. H. S.; QUEIROZ, S. M. O devir do professor que ensina matemática em escolas multisseriadas do campo: afetos e subjetividades em jogo. BRAZILIAN ELECTRONIC JOURNAL OF MATHEMATICS, Uberlândia, v. 5, p. 1–17, 2024. DOI: 10.14393/BEJOM-v5-2024-74242. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/BEJOM/article/view/74242. Acesso em: 14 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos - Educação Matemática