Roteiro didático na prática docente para o ensino da matemática
DOI:
https://doi.org/10.14393/BEJOM-v6-2025-73591Palavras-chave:
Formação de professores, PRP, produto educacionalResumo
Este artigo relata sobre o produto educacional, intitulado ``Roteiro Didático: uma releitura da prática docente", desenvolvido no curso de mestrado profissional, na Universidade Federal de Uberlândia - UFU, no Programa de pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, cuja dissertação intitulada ``Residência Pedagógica: contribuições para a formação de futuros professores de matemática". O objetivo deste artigo é divulgar os resultados desta pesquisa de mestrado realizada, bem como a consolidação desta na elaboração de um produto educacional. Dentre as atividades propostas no produto educacional, aleatoriamente, escolhemos a atividade intitulada ``Ladrilho" para a releitura, sendo desenvolvido em três partes, a primeira, uma abordagem histórica da formação docente, a segunda uma apresentação das atividades desenvolvidas por residentes do PRP na cidade de Ituiutaba, durante um sábado letivo, aberto a comunidade escolar. A terceira parte, é desenvolver um roteiro didático, por meio da releitura da atividade intitulada Ladrilho. Para apreciação do produto educacional, foi realizado uma pesquisa de cunho qualitativo que contou com a participação de vinte e quatro professores da Educação Básica, área de matemática, das cidades de Uberlândia, Patos de Minas e Ituiutaba. Para validar esse produto educacional elaboramos e aplicamos um questionário utilizando a plataforma Google Forms, divido em quatro partes: (a) perfil do professor; (b) atuação docente; (c) atividade extraclasse e (d) apreciação do roteiro didático. Este questionário se trata de analisar a contribuição do produto educacional para a formação docente. Com o resultado observamos a diversidade de formação dos pesquisados, estes atribuíram a importância de saber a evolução da formação docentes, das oportunidades de aperfeiçoamento e formação mais envolvida com a teoria e a prática. Que a formação deve ser constante e que as práticas docentes sejam inclusivas, sendo necessário participar dos programas de formação, auxiliando os futuros docentes.
Downloads
Referências
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. [S. l.: s. n.], 1988. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 11 dez. 2023.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases n.º 9394/96. [S. l.: s. n.], 1996. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 13 abr. 2024.
BRASIL. Decreto n.º 6.755, de 29 de janeiro de 2009. [S. l.: s. n.], 2009. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6755.htm. Acesso em: 10 mar. 2024.
BRASIL. Relatório de Gestão da DEB/CAPES, 2009-2012. [S. l.: s. n.], 2013. http://www.capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/RelatorioFinal-2012-DEB.pdf. Acesso em: 5 fev. 2024.
MONTANDON, M. I. Políticas públicas para a formação de professores no Brasil: os programas Pibid e Prodociência. Revista da ABEM, v. 20, n. 28, p. 47–60, 2012. Acesso em: 11 abr. 2024. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/viewFile/103/86.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Vlademir Marim, Renata Cristina da Fonseca

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Os artigos publicados a partir de 2025 são licenciados sob a versão CCBY-4.0. Ao enviar o material para publicação, os autores estarão automaticamente, concordando com as diretrizes editoriais do periódico e assumindo que o texto foi devidamente revisado. A submissão simultânea de artigos a outras revistas é proibida, e, é também proibida a tradução de artigos publicados no periódico para outro idioma sem a devida autorização.
- Os artigos publicados em anos anteriores a 2025 são licenciados sob a versão CC BY-NC 4.0.