Matemática financeira e programação: um relato de experiência no contexto do ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/BEJOM-v5-2024-71803

Palavras-chave:

Aplicativo, App Inventor , matemática financeira

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência sobre a criação de um aplicativo móvel na plataforma App Inventor no âmbito da disciplina de Matemática Comercial e Financeira do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Delta do Parnaíba. Para isso, foi realizado um estudo descritivo durante o semestre 2023.1 como parte da formação inicial de professores de Matemática. Foi desenvolvido um aplicativo que, a partir dos dados recebidos, calcula o montante, capital, taxa ou período de movimentações financeiras. A análise dos registros evidenciou que o processo de construção do aplicativo é um ponto crucial, no qual elementos do currículo escolar emergem, garantindo assim a possibilidade de inserção na escola. Habilidades relacionadas ao currículo do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, bem como competências específicas 2 e 5, podem ser abordadas diretamente. Além da atividade de criação, que envolve programação, os alunos realizaram os ajustes necessários para incorporar as fórmulas matemáticas ao algoritmo. Portanto, esta experiência proporciona oportunidades para impulsionar o ensino de Matemática por meio das tecnologias, como na criação de soluções que consideram a Matemática como um fio condutor para efetivar e validar propostas dentro e fora da sala de aula.

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Biografia do Autor

Francisco Vieira dos Santos, Universidade Federal do Delta

Possui licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Piauí (2016) e mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (2023). Atualmente é professor substituto de Matemática da Matemática pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba e Tutor a Distância da Especialização em Robótica e suas Tecnologia no Ensino de Matemática da Universidade Federal de Catalão. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Ensino da Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Matemática com Robótica.

 

Felipe Veras Machado, Universideda Federal do Delta do Parnaíba

Graduanco do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Delta do Parnaíba.

Juscileide Braga de Castro, Universidade Federal do Ceará

Estágio Pós-doutoral (em andamento) pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Possui licenciatura em Matemática (2006), mestrado (2012) e doutorado em Educação (2016) pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Ceará, na Faculdade de Educação/FACED, vinculada ao Departamento de Teoria e Prática do Ensino. Professora no Programa de Pós-graduação no Ensino de Ciências e Matemática (PGECM) do IFCE e do Programa de Pós-graduação em Educação da UFC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Matemática e Tecnologia Educacional, atuando, principalmente nas áreas de Educação Matemática, Psicologia da Educação Matemática, Robótica Educacional, Educação Maker, Tecnologias na Educação, Equidade e Didática.

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Publicado

2024-07-12

Como Citar

SANTOS, F. V. dos; MACHADO, F. V.; CASTRO, J. B. de. Matemática financeira e programação: um relato de experiência no contexto do ensino superior. BRAZILIAN ELECTRONIC JOURNAL OF MATHEMATICS, Uberlândia, v. 5, n. especial - SiTAPEM, p. 94–109, 2024. DOI: 10.14393/BEJOM-v5-2024-71803. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/BEJOM/article/view/71803. Acesso em: 24 dez. 2024.