Matemática financeira e programação: um relato de experiência no contexto do ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/BEJOM-v5-2024-71803

Palavras-chave:

Aplicativo, App Inventor , matemática financeira

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência sobre a criação de um aplicativo móvel na plataforma App Inventor no âmbito da disciplina de Matemática Comercial e Financeira do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Delta do Parnaíba. Para isso, foi realizado um estudo descritivo durante o semestre 2023.1 como parte da formação inicial de professores de Matemática. Foi desenvolvido um aplicativo que, a partir dos dados recebidos, calcula o montante, capital, taxa ou período de movimentações financeiras. A análise dos registros evidenciou que o processo de construção do aplicativo é um ponto crucial, no qual elementos do currículo escolar emergem, garantindo assim a possibilidade de inserção na escola. Habilidades relacionadas ao currículo do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, bem como competências específicas 2 e 5, podem ser abordadas diretamente. Além da atividade de criação, que envolve programação, os alunos realizaram os ajustes necessários para incorporar as fórmulas matemáticas ao algoritmo. Portanto, esta experiência proporciona oportunidades para impulsionar o ensino de Matemática por meio das tecnologias, como na criação de soluções que consideram a Matemática como um fio condutor para efetivar e validar propostas dentro e fora da sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Vieira dos Santos, Universidade Federal do Delta

Possui licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Piauí (2016) e mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (2023). Atualmente é professor substituto de Matemática da Matemática pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba e Tutor a Distância da Especialização em Robótica e suas Tecnologia no Ensino de Matemática da Universidade Federal de Catalão. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Ensino da Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Matemática com Robótica.

 

Felipe Veras Machado, Universideda Federal do Delta do Parnaíba

Graduanco do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Delta do Parnaíba.

Juscileide Braga de Castro, Universidade Federal do Ceará

Estágio Pós-doutoral (em andamento) pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Possui licenciatura em Matemática (2006), mestrado (2012) e doutorado em Educação (2016) pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Ceará, na Faculdade de Educação/FACED, vinculada ao Departamento de Teoria e Prática do Ensino. Professora no Programa de Pós-graduação no Ensino de Ciências e Matemática (PGECM) do IFCE e do Programa de Pós-graduação em Educação da UFC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Matemática e Tecnologia Educacional, atuando, principalmente nas áreas de Educação Matemática, Psicologia da Educação Matemática, Robótica Educacional, Educação Maker, Tecnologias na Educação, Equidade e Didática.

Referências

ANGOTTI, J. P. Ensino de Física com TDIC. 1ª ed. rev. Florianópolis, 2015.

BARANAUSKAS, M. C. C. Tecnologias e cenários de aprendizagem: uma abordagem sistêmica e socio-situada. In: Tecnologia e educação [recurso eletrônico]: passado, presente e o que está por vir/ organizado por: José Armando Valente, Fernanda Maria Pereira Freire e Flávia Linhalis Arantes. - Campinas, SP: NIED/UNICAMP, 2018.

BARBOSA, F. E.; CASTRO, J. B. APP INVENTOR: uma análise de seu potencial para a aprendizagem na Educação Básica. In: Ensino de Ciências e Matemática: Pesquisas na formação de professores da pós-graduação do IFCE [Eletrônico]/ Maria Cleide da Silva Barroso, Caroline de Goes Sampaio, Leidy Gabriela Ariza Ariza(org.). 1. ed. Fortaleza, CE: Editora da UECE, 2021.

BARBOSA, F. C. Rede de Aprendizagem em Robótica: Uma perspectiva educativa de trabalho com jovens. 2016. 367 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, 2016.

BARBOSA, M. A. Desenvolvendo Aplicativos Para Dispositivos Móveis Através do MIT App Inventor 2 nas Aulas de Matemática. 2016. 142 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional). Universidade Estadual de Santa Cruz. 2016.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/ CONSED/UNDIME, 2018.

D'AMBRÓSIO, U. Priorizar História e Filosofia da Matemática na Educação. Tópicos Educacionais, Recife, v. 18, n.1-2, jun./dez. 2012.

ELIAS, A. P. A. J.; ROCHA, F. S. M.; MOTTA, M. S.; KALINKE, M. A. Construindo aplicativos para o ensino de matemática utilizando o software de programação App Inventor. Revista Eletrônica DECT, Vitória (ES), v. 8, n. 02, p 41-65, Agosto de 2018.

FERREIRA, H. M. C.; MATTOS, R. A. Jovens e celulares: implicações para a Educação na era da conexão móvel. In: PORTO, Cristiane; SANTOS, Edméa; OSWALD, Maria Luíza; COUTO, Edvaldo (Orgs). Pesquisa e Mobilidade na Cibercultura. Salvador: Edufba, 2015.

FREIRE, P.; GUIMARÃES, S. Sobre educação (Diálogos). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2009.

FREIRE, P.; D’AMBROSIO, U.; MENDONÇA, M.C. A conversation with Paulo Freire For the Learning of Mathematics. Fredericton, v. 17, n. 3, p.7-10, nov. 1997.

KALINKE, M. A.; DEROSSI, B.; JANEGITZ, L. E.; RIBEIRO, M. S. N. Tecnologias e Educação Matemática: um enfoque em lousas digitais e objetos de aprendizagem. In: ALINKE, M. A; MOCROSKY, L. F. (Orgs). Educação Matemática: pesquisas e possibilidades. Curitiba: Ed. UTFPR, 2015.

MAUÉS, D. D. N.; COSTA, M. J. S.; LIMA, R. C. Uma proposta de ensino da matemática financeira usando o App Inventor 2. REnCiMa, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 1-23, jan./mar.2022.

MONTANA, R. T.; CARGNIN, M. B.; WACHEKOWSKI, G. LUCCA, J. C. P. Google Docs e Pesquisa: um relato de experiência científica. Educação [recurso eletrônico] : políticas, estrutura e organização 8 / Organizadora Gabriella Rossetti Ferreira. – Ponta Grossa (PR): Atena Editora, 2019.

MORIN, E. O Método 3 - O conhecimento do conhecimento. 2. ed. Sintra - Portugal: Publicação Europa-América, 1996.

MOTTA, M. S.; SILVEIRA, I. F. Contribuições do Superlogo ao ensino de geometria. In: Revista Informática na Educação: teoria e prática, v.13, n.1, p. 115-127, 2010.

PRODANOV, C. C. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico / Cleber Cristiano Prodanov, Ernani Cesar de Freitas. – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

SILVA, R. D. N. App Inventor 2 no ensino de matemática no 3º ano do ensino médio: uma análise no ensino de matemática financeira com a construção para smartphones. TICs & EaD em Foco. São Luís, v. 5, n. 1, jan./jun 2019.

TEIXEIRA, C. F. P.; NETO, J. C. O uso das tecnologias digitais para o ensino de matemática: uma revisão sistemática de literatura. v. 14 nº 2, CINTED-UFGS, DEZEMBRO, 2016.

VIGNERON, J. OLIVEIRA, V. B. (org). Sala de aula e tecnologias. São Bernardo do Campo: UMESP, 2005.

WOLBER, D.; ABELSON, H.; SPERTUS, E.; LOONEY, L. App Inventor Create Your Own Android Apps. O’Reilly Media, Inc. Cambridge, 2011.

Downloads

Publicado

2024-07-12

Como Citar

SANTOS, F. V. dos; MACHADO, F. V.; CASTRO, J. B. de. Matemática financeira e programação: um relato de experiência no contexto do ensino superior. BRAZILIAN ELECTRONIC JOURNAL OF MATHEMATICS, Uberlândia, v. 5, n. especial - SiTAPEM, p. 94–109, 2024. DOI: 10.14393/BEJOM-v5-2024-71803. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/BEJOM/article/view/71803. Acesso em: 23 nov. 2024.