FUNDAMENTOS E PERSPECTIVAS DA CARTOGRAFIA ESCOLAR NO BRASIL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O propósito deste artigo é situar a formação de uma área de conhecimentos denominada "cartografia escolar" no Brasil, a qual corresponde à "Cartography and Children" na Associação Cartográfica Internacional - ACI. A partir da análise dos Anais dos eventos científicos, iniciados em 1995, sobre cartografia escolar, foram indicados os principais temas que constituem atualmente essa área de conhecimento. O artigo aborda ainda questões de ordem teórica de algumas pesquisas realizadas, apresenta algumas publicações e exemplos de práticas com ensino de cartografia. No final, apresentam-se perspectivas para o avanço da cartografia escolar em nosso país.
Downloads
Detalhes do artigo
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
ALMEIDA, Rosângela Doin de; DE ALMEIDA, Regina Araujo. FUNDAMENTOS E PERSPECTIVAS DA CARTOGRAFIA ESCOLAR NO BRASIL. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 66, n. 4, 2014. DOI: 10.14393/rbcv66n4-44689. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44689. Acesso em: 13 abr. 2025.