CARTOGRAFIA NA INFÂNCIA: AS RELAÇÕES ENTRE A VERTICALIZAÇÃO DA FIGURA HUMANA E A REPRESENTAÇÃO ESPACIAL

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Paula Cristiane Strina Juliasz
Rosangela Doin de Almeida

Resumo

A Cartografia Escolar, como área de ensino e também de pesquisa, encontra-se na interface entre Cartografia, Educação e Geografia. Neste artigo, apresentaremos resultados obtidos em uma sequência de atividades de ensino que objetivou a compreensão da projeção e representação do esquema corporal. O reconhecimento e a nomeação das partes do corpo são importantes para a aprendizagem da criança sobre o espaço que seu corpo ocupa. Verificamos, nesta atividade, que a verticalização do próprio corpo, constatada por meio das análises dos desenhos de figura humana, favorece o estabelecimento de uma linha de base. Quando a figura humana é composta por cabeça e pernas, na posição "em pé", a criança começa a estabelecer o que pode estar em cima ou embaixo e de um lado ou do outro. O reconhecimento de uma linha de base, por sua vez, permite o desenvolvimento das relações topológicas de vizinhança de em cima e embaixo e também a localização de elementos em um mesmo plano. Ao que podemos considerar uma Cartografia relativa à infância, a verticalidade do corpo tem um papel estruturante, pois as experiências corporais no espaço proporcionam a organização espacial interna, presentes nas representações da figura humana.

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Como Citar
JULIASZ, P. C. S.; DE ALMEIDA, R. D. CARTOGRAFIA NA INFÂNCIA: AS RELAÇÕES ENTRE A VERTICALIZAÇÃO DA FIGURA HUMANA E A REPRESENTAÇÃO ESPACIAL. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 66, n. 4, 2014. DOI: 10.14393/rbcv66n4-44684. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44684. Acesso em: 2 nov. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Paula Cristiane Strina Juliasz, Universidade de São Paulo - USP

Faculdade de Educação da USP

Rosangela Doin de Almeida, Universidade Estadual Paulista

Instituto de Geociências e Ciências Exatas