FUNDAMENTOS E PERSPECTIVAS DA CARTOGRAFIA ESCOLAR NO BRASIL

Conteúdo do artigo principal

Rosângela Doin de Almeida
Regina Araujo de Almeida

Resumo

O propósito deste artigo é situar a formação de uma área de conhecimentos denominada "cartografia escolar" no Brasil, a qual corresponde à "Cartography and Children" na Associação Cartográfica Internacional - ACI. A partir da análise dos Anais dos eventos científicos, iniciados em 1995, sobre cartografia escolar, foram indicados os principais temas que constituem atualmente essa área de conhecimento. O artigo aborda ainda questões de ordem teórica de algumas pesquisas realizadas, apresenta algumas publicações e exemplos de práticas com ensino de cartografia. No final, apresentam-se perspectivas para o avanço da cartografia escolar em nosso país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
ALMEIDA, R. D. de; DE ALMEIDA, R. A. FUNDAMENTOS E PERSPECTIVAS DA CARTOGRAFIA ESCOLAR NO BRASIL. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 66, n. 4, 2014. DOI: 10.14393/rbcv66n4-44689. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44689. Acesso em: 6 dez. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Rosângela Doin de Almeida, Universidade Estadual Paulista

Instituto de Geociências e Ciências Exatas

Regina Araujo de Almeida, Universidade de São Paulo - USP

Departamento de Geografia - FFLCH