FUNDAMENTOS E PERSPECTIVAS DA CARTOGRAFIA ESCOLAR NO BRASIL

Conteúdo do artigo principal

Rosângela Doin de Almeida
Regina Araujo de Almeida

Resumo

O propósito deste artigo é situar a formação de uma área de conhecimentos denominada "cartografia escolar" no Brasil, a qual corresponde à "Cartography and Children" na Associação Cartográfica Internacional - ACI. A partir da análise dos Anais dos eventos científicos, iniciados em 1995, sobre cartografia escolar, foram indicados os principais temas que constituem atualmente essa área de conhecimento. O artigo aborda ainda questões de ordem teórica de algumas pesquisas realizadas, apresenta algumas publicações e exemplos de práticas com ensino de cartografia. No final, apresentam-se perspectivas para o avanço da cartografia escolar em nosso país.

Downloads

Download data is not yet available.

Detalhes do artigo

Seção

Artigos

Biografia do Autor

Rosângela Doin de Almeida, Universidade Estadual Paulista

Instituto de Geociências e Ciências Exatas

Regina Araujo de Almeida, Universidade de São Paulo - USP

Departamento de Geografia - FFLCH

Como Citar

ALMEIDA, Rosângela Doin de; DE ALMEIDA, Regina Araujo. FUNDAMENTOS E PERSPECTIVAS DA CARTOGRAFIA ESCOLAR NO BRASIL. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 66, n. 4, 2014. DOI: 10.14393/rbcv66n4-44689. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44689. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.