FUNDAMENTOS E PERSPECTIVAS DA CARTOGRAFIA ESCOLAR NO BRASIL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O propósito deste artigo é situar a formação de uma área de conhecimentos denominada "cartografia escolar" no Brasil, a qual corresponde à "Cartography and Children" na Associação Cartográfica Internacional - ACI. A partir da análise dos Anais dos eventos científicos, iniciados em 1995, sobre cartografia escolar, foram indicados os principais temas que constituem atualmente essa área de conhecimento. O artigo aborda ainda questões de ordem teórica de algumas pesquisas realizadas, apresenta algumas publicações e exemplos de práticas com ensino de cartografia. No final, apresentam-se perspectivas para o avanço da cartografia escolar em nosso país.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
ALMEIDA, R. D. de; DE ALMEIDA, R. A. FUNDAMENTOS E PERSPECTIVAS DA CARTOGRAFIA ESCOLAR NO BRASIL. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 66, n. 4, 2014. DOI: 10.14393/rbcv66n4-44689. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44689. Acesso em: 25 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").