Proposta de um Método Multicritério Para Implantação de Novas Unidades de Atenção Primária à Saúde – Estudo de Caso em São Carlos - SP
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Atenção Primária à Saúde (APS) é compreendida como o primeiro contato do usuário com o sistema de saúde brasileiro. O planejamento das unidades de APS, geralmente, é feito com base em decisões políticas, que negligenciam aspectos técnicos relacionados ao tema. O objetivo geral deste estudo é apresentar um método multicritério para auxiliar no planejamento de implantação de novas unidades de APS, por meio de critérios técnicos e bem definidos. Este estudo também se propõe a aplicar método proposto na cidade de São Carlos - SP. A principal ferramenta deste trabalho foi o Sistema de Informação Geográfica (SIG), por meio do qual avaliou-se a qualidade de seis critérios, (1) área de serviço; (2) restrições espaciais; (3) risco de eventos naturais; (4) oferta de transporte público; (5) distribuição populacional; e (6) renda média. Cada critério se baseou em uma série de indicadores com definições claras que permitiram a atribuição de valores conforme o tema do critério e culminou em um mapa temático. A combinação dos mapas temáticos de todos os critérios, por meio de uma Calculadora Raster, possibilitou a classificação geral da área de estudo, quanto a viabilidade para implantação de novas unidades de APS. O método proposto se mostrou como uma ferramenta técnica e objetiva, capaz de auxiliar no planejamento de novas unidades de APS. Isso é exemplificado no estudo de caso na cidade de São Carlos– SP.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").