Proposta de um Método Multicritério Para Implantação de Novas Unidades de Atenção Primária à Saúde – Estudo de Caso em São Carlos - SP

Conteúdo do artigo principal

Lucas Brandão Monteiro de Assis
Paulo César Lima Segantine

Resumo

Atenção Primária à Saúde (APS) é compreendida como o primeiro contato do usuário com o sistema de saúde brasileiro. O planejamento das unidades de APS, geralmente, é feito com base em decisões políticas, que negligenciam aspectos técnicos relacionados ao tema. O objetivo geral deste estudo é apresentar um método multicritério para auxiliar no planejamento de implantação de novas unidades de APS, por meio de critérios técnicos e bem definidos. Este estudo também se propõe a aplicar método proposto na cidade de São Carlos - SP. A principal ferramenta deste trabalho foi o Sistema de Informação Geográfica (SIG), por meio do qual avaliou-se a qualidade de seis critérios, (1) área de serviço; (2) restrições espaciais; (3) risco de eventos naturais; (4) oferta de transporte público; (5) distribuição populacional; e (6) renda média. Cada critério se baseou em uma série de indicadores com definições claras que permitiram a atribuição de valores conforme o tema do critério e culminou em um mapa temático. A combinação dos mapas temáticos de todos os critérios, por meio de uma Calculadora Raster, possibilitou a classificação geral da área de estudo, quanto a viabilidade para implantação de novas unidades de APS. O método proposto se mostrou como uma ferramenta técnica e objetiva, capaz de auxiliar no planejamento de novas unidades de APS. Isso é exemplificado no estudo de caso na cidade de São Carlos– SP.

Downloads

Download data is not yet available.

Detalhes do artigo

Seção

Artigos Originais

Como Citar

ASSIS, Lucas Brandão Monteiro de; SEGANTINE, Paulo César Lima. Proposta de um Método Multicritério Para Implantação de Novas Unidades de Atenção Primária à Saúde – Estudo de Caso em São Carlos - SP. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 73, n. 4, p. 1071–1085, 2021. DOI: 10.14393/rbcv73n4-61718. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/61718. Acesso em: 11 nov. 2025.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.