MODELAGEM DE DADOS ESPACIAIS PARA ACESSIBILIDADE AO ESPAÇO URBANO POR PESSOA EM CADEIRA DE RODAS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
As Tecnologias da Geoinformação como, a Cartograï¬a e o Sistema de Informações Geográï¬cas têm sido utilizados para análise da acessibilidade e mobilidade em espaços urbanos. Porém, as pesquisas desenvolvidas têm sido, em sua maioria, direcionadas a transportes. Dessa forma, entende-se ser necessário estudar a acessibilidade e mobilidade urbana para pessoas com deï¬ciências analisando os diferentes componentes físicos do ambiente urbano (rampas, calçadas rebaixadas, obstáculos, entre outros) através da representação espacial. Nesse sentido, a pesquisa propõe uma Modelagem de Dados Espaciais capaz de integrar os elementos físicos para acessibilidade de pessoas em cadeiras de rodas considerando os padrões da NBR 9050/2004, que estabelece critérios e parâmetros técnicos para acessibilidade a ediï¬cações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. A pesquisa utilizou a metodologia OMT-G - Object Modeling Technique para criação do modelo. Os elementos físicos foram avaliados qualitativamente e averiguados o cumprimento da legislação e os resultados apresentados espacialmente no programa QGIS. A área de estudo foi o polo de saúde que ï¬ca localizado no bairro Centro, no município de Teresina, estado do Piauí, onde foram coletadas 349 amostras contendo rampas, calçadas rebaixadas, paradas de transportes públicos e obstáculos, interligados por 254 trechos de calçadas. Os resultados demonstram a capacidade da Modelagem de Dados Espaciais de representar os objetos físicos do espaço urbano para pessoas em cadeiras de rodas. O Postgres/PostGIS apresentou tabelas espaciais através de linguagem de programação SQL e espacialização do MDE em SIG através do programa QGIS. Através do banco de dados espaciais é possível a análise qualitativa dos elementos físicos para acessibilidade de pessoas em cadeiras de rodas na área de estudo.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
ROCHA, E. C. O.; SÁ, L. A. C. M. de; CARNEIRO, E. L. N. da C. MODELAGEM DE DADOS ESPACIAIS PARA ACESSIBILIDADE AO ESPAÇO URBANO POR PESSOA EM CADEIRA DE RODAS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 10, 2016. DOI: 10.14393/rbcv68n10-44298. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44298. Acesso em: 11 dez. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").