AJUSTAMENTO EM BLOCO DE FAIXAS DO LASER SCANNER AEROTRANSPORTADO (ALS)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A discrepância vertical na zona de sobreposição lateral é uma distorção da medida original de difícil correção decorrente da varredura realizada pelo sensor laser, em particular, residente nos extremos laterais da faixa de vôo. A pesquisa faz uma avaliação dos resultados dedicados ao ajustamento simultâneo do bloco que pode atender, entre outros, a redução da discrepância vertical. É adotado o polinômio isogonal de Helmert no espaço para modelar o comportamento da superfície amostrada. O estágio seguinte promove estratégias que apontam uma função matemática capaz de estimar os parâmetros de orientação interna do sensor laser inerente ao processo de medição. A metodologia apresentada neste artigo estabelece um método analítico que simplifica algoritmos e operadores matemáticos e que permite uma estimativa dos parâmetros do modelo isogonal para a amostragem dos pontos distribuída espacialmente sobre o bloco de faixas e modifica o procedimento de ajustamento.
Downloads
Detalhes do artigo
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
TEMBA, Plinio; MAILLARD, Philippe. AJUSTAMENTO EM BLOCO DE FAIXAS DO LASER SCANNER AEROTRANSPORTADO (ALS). Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 66, n. 1, 2014. DOI: 10.14393/rbcv66n1-43898. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43898. Acesso em: 25 abr. 2025.