AJUSTAMENTO EM BLOCO DE FAIXAS DO LASER SCANNER AEROTRANSPORTADO (ALS)

Conteúdo do artigo principal

Plinio Temba
Philippe Maillard

Resumo

A discrepância vertical na zona de sobreposição lateral é uma distorção da medida original de difícil correção decorrente da varredura realizada pelo sensor laser, em particular, residente nos extremos laterais da faixa de vôo. A pesquisa faz uma avaliação dos resultados dedicados ao ajustamento simultâneo do bloco que pode atender, entre outros, a redução da discrepância vertical. É adotado o polinômio isogonal de Helmert no espaço para modelar o comportamento da superfície amostrada. O estágio seguinte promove estratégias que apontam uma função matemática capaz de estimar os parâmetros de orientação interna do sensor laser inerente ao processo de medição. A metodologia apresentada neste artigo estabelece um método analítico que simplifica algoritmos e operadores matemáticos e que permite uma estimativa dos parâmetros do modelo isogonal para a amostragem dos pontos distribuída espacialmente sobre o bloco de faixas e modifica o procedimento de ajustamento.

Downloads

Detalhes do artigo

Seção

Artigos

Biografia do Autor

Plinio Temba, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Possui graduação em Engenharia Cartográfica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Engenharia de Transportes pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais.

Philippe Maillard, Universidade Federal de Minas Gerais

Universidade Federal de Minas Gerais

Como Citar

TEMBA, Plinio; MAILLARD, Philippe. AJUSTAMENTO EM BLOCO DE FAIXAS DO LASER SCANNER AEROTRANSPORTADO (ALS). Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 66, n. 1, 2014. DOI: 10.14393/rbcv66n1-43898. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43898. Acesso em: 25 abr. 2025.