Rastreia Saúde: Um Sistema de Rastreamento Espaço-temporal de Doenças através de Dados Abertos Não Estruturados e SIG
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O rastreamento automatizado de doenças tem se tornado uma ferramenta cada vez mais importante nos dias atuais. Esse artigo descreve o protótipo de um sistema de rastreamento de doenças para o território brasileiro, testado preliminarmente em nível estadual, no estado do Paraná e em nível municipal, na cidade de Curitiba. O objetivo do estudo é extrair e apresentar informações relevantes através de dados não estruturados, obtidos de portais de notícias. O sistema gera dados que permitem a análise em diferentes níveis de granularidade, desde municípios pequenos até a escala nacional. Os resultados do estudo demonstram a viabilidade do sistema e permitiram aos autores identificarem alguns padrões nos dados processados.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").