MODELAGEM DE BANCO DE DADOS ESPACIAL PARA ESTUDOS GEOLÓGICOS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Universidades e outros órgãos produtores de informação geológica vêm sofrendo, a bastante tempo, os efeitos negativos da falta de organização e padronização dos seus dados. O Instituto de Geociências da Universidade de Brasília (IG/UnB) possui diversos trabalhos e disciplinas que consomem e produzem uma grande quantidade de informação geológica. Mesmo com um grande volume de trabalho e informação, o instituto ainda não dispõe de nenhuma ferramenta avançada de gerência de projetos e de informações geológicas. Dessa forma, as informações encontram-se dispersas, quase sempre sob responsabilidade de seus autores, o que acarreta uma série de problemas, sobretudo no que diz respeito à segurança e disponibilidade destes dados. Neste contexto, a proposta deste trabalho é a construção de um novo modelo conceitual de banco de dados geográfico para o tema Geologia e sua implantação em um sistema gerenciador de banco de dados livre, o PostgreSQL/PostGIS. Essa proposta segue os preceitos da Estrutura de Dados Geográficos e Vetoriais (EDGV), homologada em 2008, pela Comissão Nacional de Cartografia (CONCAR), instituída pelo governo brasileiro com o objetivo de padronizar as estruturas de dados espaciais, facilitando o compartilhamento de dados, a interoperabilidade e a racionalização de recursos entre os produtores e usuários de dados e informação cartográfica. Deste modo, este é um passo importante para a construção do modelo de banco de dados conceitual geológico com vista a sua incorporação ao sistema da infra-estrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE).
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
CIPULLO, R. Ávila; ROIG, H. L. MODELAGEM DE BANCO DE DADOS ESPACIAL PARA ESTUDOS GEOLÓGICOS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 65, n. 5, 2013. DOI: 10.14393/rbcv65n5-43863. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43863. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").