MODELAGEM DE BANCO DE DADOS ESPACIAL PARA ESTUDOS GEOLÓGICOS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Universidades e outros órgãos produtores de informação geológica vêm sofrendo, a bastante tempo, os efeitos negativos da falta de organização e padronização dos seus dados. O Instituto de Geociências da Universidade de Brasília (IG/UnB) possui diversos trabalhos e disciplinas que consomem e produzem uma grande quantidade de informação geológica. Mesmo com um grande volume de trabalho e informação, o instituto ainda não dispõe de nenhuma ferramenta avançada de gerência de projetos e de informações geológicas. Dessa forma, as informações encontram-se dispersas, quase sempre sob responsabilidade de seus autores, o que acarreta uma série de problemas, sobretudo no que diz respeito à segurança e disponibilidade destes dados. Neste contexto, a proposta deste trabalho é a construção de um novo modelo conceitual de banco de dados geográfico para o tema Geologia e sua implantação em um sistema gerenciador de banco de dados livre, o PostgreSQL/PostGIS. Essa proposta segue os preceitos da Estrutura de Dados Geográficos e Vetoriais (EDGV), homologada em 2008, pela Comissão Nacional de Cartografia (CONCAR), instituída pelo governo brasileiro com o objetivo de padronizar as estruturas de dados espaciais, facilitando o compartilhamento de dados, a interoperabilidade e a racionalização de recursos entre os produtores e usuários de dados e informação cartográfica. Deste modo, este é um passo importante para a construção do modelo de banco de dados conceitual geológico com vista a sua incorporação ao sistema da infra-estrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE).
Downloads
Download data is not yet available.
Detalhes do artigo
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
CIPULLO, Rodrigo Ávila; ROIG, Henrique Llacer. MODELAGEM DE BANCO DE DADOS ESPACIAL PARA ESTUDOS GEOLÓGICOS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 65, n. 5, 2013. DOI: 10.14393/rbcv65n5-43863. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43863. Acesso em: 21 abr. 2025.