SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA PARA GESTÃO DE ROTAS DO TRANSPORTE ESCOLAR RURAL

Conteúdo do artigo principal

Alisson Neves Harmyans Moreira
Simone Almeida Jácomo
Nori Paulo Griebeler

Resumo

O objetivo deste trabalho foi aplicar um SIG na otimização de rotas do Transporte Escolar Rural (TER), permitindo a análise espacial e temporal, comparando critérios de desempenho operacional e menor distância. Inicialmente, foram coletados dados de campo como o cadastro técnico das estradas, dos pontos de embarque e desembarque e informações com os motoristas envolvidos. Em seguida, realizou-se a vetorização e a classificação das estradas do município de Terezópolis de Goiás com o auxílio do software de SIG. Após a atribuição do banco de dados alfanuméricos, executou-se a sistematização de cenários dos critérios analisados. Os resultados indicaram que não houve diferença significativa das observações pelo teste t (t<0,05). Por outro lado, ao analisar os dados individualmente, inferiu-se que nem sempre a menor distância é a melhor opção na determinação de rotas escolares, e sugeriram-se algumas recomendações de cunho socioeconômicas. Nesse sentido, verificou-se que a roteirização do TER apresenta grande importância na tomada de decisão do gestor público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
HARMYANS MOREIRA, A. N.; JÁCOMO, S. A.; GRIEBELER, N. P. SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA PARA GESTÃO DE ROTAS DO TRANSPORTE ESCOLAR RURAL. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 2, 2016. DOI: 10.14393/rbcv68n2-44404. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44404. Acesso em: 5 dez. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Alisson Neves Harmyans Moreira, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Tecnologia em Agrimensura pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás e especialização em MBA Gestão de Projetos em Engenharias e Arquitetura. Em 2013, foi professor substituto nas disciplinas de Topografia, Cartografia e Geoprocessamento pela Escola de Agronomia na Universidade Federal de Goiás. Atualmente é docente efetivo pela PUC-GO (Engenharia Civil) e leciona as disciplinas de Projeto de Estradas, Topografia e Terraplanagem e Pavimentação. No que tange a pesquisa, está finalizando o mestrado em Solo e Água pelo Programa de Pós-Graduação em Agronomia(PPGA/UFG) e é membro do Núcleo de Pesquisa em Análise e Conservação de Sistemas Agroambientais (ACSA).

Simone Almeida Jácomo, Universidade Federal de Goiás

Possui Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (1997), Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (1998) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2004), Aluna do Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Universidade Federal de Goiás ( desde 2013). Professora titular da Faculdade de Anicuns (desde 2004). Editora da Revista Científica da Faculdade de Anicuns - Revista GUANICUNS (desde 2007). Professora Assistente na Faculdade de Tecnologia SENAC no curso de Gestão Ambiental (ano de 2010). Professora Assistente na Faculdade Araguaia no curso de Engenharia Ambiental (ano de 2012). Trabalha na área de área de Geociências, Geografia Física, Sistemas de Informações Geográficas (SIGs), Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento e Metodologia da Pesquisa Científica.

Nori Paulo Griebeler, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1994), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1997) e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2002). Atualmente é consultor da revista Pesquisa Agropecuária Tropical (UFG) e professor adjunto da Universidade Federal de Goiás na qual ministra as disciplinas de Geoprocessamento e Erosão e conservação do solo. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Conservação de Solo e Água, atuando principalmente nos seguintes temas: conservação de água e solo, erosão hídrica, modelo hidrológico, escoamento superficial e sig.