Cartografia na Área Fundiária
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A demarcação de parcelas rurais, através de procedimentos cartográficos adequados, sempre referenciada aos sistemas geodésicos nacionais, vem se tornando imprescindível aos países em desenvolvimento. As ações de demarcação incluem-se, por sua grande importância, no contexto mais amplo da estabilidade social, já que vem representar a instrumentação básica para a definição espacial da garantia jurídica da propriedade rural. Os sérios problemas de ordem social decorrentes de demarcações mal conduzidas (ou sua inexistência) levadas a efeito por processos expeditos, sem a necessária materialização no solo, não raramente atingem a segurança nacional.
Downloads
Detalhes do artigo
Edição
Seção

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").