ANÁLISE DA EVOLUÇÃO TEMPORAL DA PAISAGEM DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO FORQUETA - RS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O conhecimento atualizado da cobertura vegetal e os usos do solo de uma bacia hidrográfica, são importantes para o estudo de processos geológicos e ecológicos. Uma forma de quantificar e estimar estas informações é através da disponibilidade de imagens de satélite e de técnicas de sensoriamento remoto. Neste contexto, o presente estudo realizou uma avaliação espaço-temporal da Floresta Ombrófila Mista (Mata de Araucária) existente na Bacia Hidrográfica do Rio Forqueta (BHRF). O desenvolvimento do trabalho deu-se a partir da análise de imagens do satélite de média resolução Landsat 5, dos anos de 1986, 1996 e 2006 com a utilização das bandas 3, 4 e 5 e com a imagem do ano de 2014 do Landsat 8, utilizando as bandas 4, 5 e 6. As referidas imagens permitiram delimitar os usos do solo através de um algoritmo de classificação supervisionada pelo método de Máxima Verossimilhança Gaussiana através do software ENVI 5.0. Os resultados evidenciam que ocorreu uma redução da Floresta Ombrófila Mista de aproximadamente 28% em relação a área existente em 1986, bem como redução nas áreas agrícolas e agropecuárias. Por sua vez as áreas de Floresta Estacional e Florestas Exóticas tiveram aumento principalmente em áreas mais declivosas da Bacia Hidrográfica.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
GUERINI FILHO, M.; DAL SOLER, A. L.; SCHMEIER, N. P.; ECKHARDT, R. R. ANÁLISE DA EVOLUÇÃO TEMPORAL DA PAISAGEM DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO FORQUETA - RS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 69, n. 7, 2018. DOI: 10.14393/rbcv69n7-43995. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43995. Acesso em: 14 dez. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").