A influência da carga oceânica nos modelos de maré terrestre
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho destaca a importância da modelagem da maré terrestre em diferentes estações geodésicas a fim de otimizar modelos globais. Foram coletados dados gravimétricos em três estações do estado de São Paulo, a saber: na Base Dr. João de Paiva Carvalho do Instituto Oceanográfico da USP, em Cananeia; na Estação Geodésica do Observatório Abrahão de Morais/USP, na cidade de Valinhos e na Estação Geodésica da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP, na cidade de Presidente Prudente, com o objetivo de investigar a influência vertical da carga oceânica na região costeira e sua propagação nas regiões intracontinentais. As observações gravimétricas foram realizadas no período de maio de 2012 a janeiro de 2014. Nos resultados, observou-se uma diminuição na amplitude das componentes harmônicas entre os modelos, sendo possível verificar que a influência da carga oceânica diminui ao longo do continente. Além disso, observou-se uma diferença significativa ao comparar o modelo teórico global de Wahr-Dehant Defraigne (WDD 1999) com os modelos gerados experimentalmente através de medições gravimétricas. Em Cananeia a diferença observada foi de 25 µGal, o que representa uma variação de 9,2 cm em sua componente vertical. Para Valinhos e Presidente Prudente, esta diferença foi de aproximadamente 18 µGal (6,6 cm) e 13 µGal (4,7 cm), respectivamente.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
BENEDITO, P. M. P.; ALBARICI, F. L.; TRABANCO, J. L. A. A influência da carga oceânica nos modelos de maré terrestre. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 70, n. 1, p. 114–135, 2018. DOI: 10.14393/rbcv70n1-45251. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/45251. Acesso em: 2 nov. 2024.
Seção
Artigos Originais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").