A Cartografia de Síntese como Instrumento para a Avaliação do Potencial da Dinâmica Erosiva Linear em Domínio de Cuesta
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A erosão do solo pela água é estimada em um custo anual de bilhões de dólares para o PIB global. Para estudar essa problemática, considera-se que avaliar a disposição espacial dos fenômenos erosivos, assim como a interação das variáveis que influenciam sua dinâmica, constitui-se em uma prerrogativa essencial. Neste sentido, o objetivo deste artigo é apresentar procedimentos metodológicos adotados para o desenvolvimento de cartas de síntese a fim de identificar o potencial dos terrenos ao avanço da erosão linear. As variáveis utilizadas para analisar o potencial erosivo foram a morfometria do relevo, as características físicas dos solos e o uso da terra. Foram utilizados princípios da álgebra de mapas, com destaque para a sobreposição ponderada das variáveis, partindo de influências diferentes para cada uma destas e de técnicas distintas para o estabelecimento de pesos para as classes de cada variável. Os documentos cartográficos criados foram avaliados a partir da comparação destes com dados experimentais de campo e de mapeamentos das feições lineares. Constatou-se que as melhores respostas ocorreram quando se considerou influência equânime para as variáveis físicas e de uso da terra, demonstrando que as feições erosivas são fruto da interação entre a ação humana e as características naturais do terreno. Foi possível também concluir que os procedimentos técnicos que permitem obter bons resultados para avaliar o potencial ao desenvolvimento de voçorocas, não respondem adequadamente para sulcos e ravinas, havendo necessidade de adaptações. Considera-se que as cartas elaboradas, assim como os procedimentos metodológicos desenvolvidos, possuem sustentação para a análise da dinâmica erosiva linear em setores de Cuesta, uma vez que foi possível obter produtos cartográficos que apresentaram boa correspondência espacial com as feições erosivas registradas no terreno.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").